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Title: O processo de inclusão do aluno superdotado no ensino regular do ensino fundamental: uma discussão dos desafios e alternativas educacionais.
Other Titles: The process of including gifted students in regular school education elementary education: a discussion of challenges and alternatives educational.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Erica Dantas da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COÊLHO, Raimunda de Fátima Neves.
???metadata.dc.contributor.referee1???: DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
Keywords: Educação inclusiva;Superdotação - Alternativas educacionais;Ensino fundamental - Séries iniciais;Desafios-alunos com superdotação;Educação especial;inclusive education;Giftedness - Educational alternatives;Elementary education - Initial grades;Challenges-gifted students;special education
Issue Date: 11-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Erica Dantas da. O processo de inclusão do aluno superdotado no ensino regular do ensino fundamental: uma discussão dos desafios e alternativas educacionais. 2023. 29f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente artigo objetiva discutir o processo de inclusão do aluno com superdotação no contexto do ensino regular nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, evidenciando os principais desafios e alternativas educacionais enfrentadas pela escola para a efetivação desta prática. Para tanto, metodologicamente, este estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa bibliográfica, cuja fundamentação teórica respalda-se em autores como Renzulli (2004), Antipoff; Campos (2010), Maia-Pinto; Fleith (2004; 2015), dentre outros. A partir disso, verificou-se que os principais desafios concernentes ao processo de inclusão do aluno superdotado referem-se à precária formação docente, dificuldades na identificação dos alunos com altas habilidades nas escolas regulares, ensino tradicional e barreiras atitudinais, que se constituem como elementos que dificultam a efetivação da inclusão. Já no que se refere às alternativas educacionais constatou-se que o enriquecimento curricular, a aceleração do ensino e as estratégias pedagógicas adequadas constituem-se como meios assertivos para oportunizar a inclusão do educando superdotado. Portanto, faz-se necessário que a escola assuma uma função social de promover a inclusão de alunos com superdotação, haja vista que esta, atuará como uma instituição mediadora no que se refere à relação do educando com as suas habilidades e potencialidades, a partir da promoção de processos, práticas, experiências e situações que instiguem a curiosidade, o interesse e a motivação do aluno, estimulando, assim, as suas habilidades subjacentes
Keywords: Educação inclusiva
Superdotação - Alternativas educacionais
Ensino fundamental - Séries iniciais
Desafios-alunos com superdotação
Educação especial
inclusive education
Giftedness - Educational alternatives
Elementary education - Initial grades
Challenges-gifted students
special education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36182
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