Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36185
Title: Os materiais não estruturados na educação infantil: possibilidades para além dos brinquedos industrializados.
Other Titles: Unstructured materials in early childhood education: possibilities beyond industrialized toys.
???metadata.dc.creator???: ROLIM, Kethley Horranna Bezerra.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PIRES, Aparecida Carneiro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
Keywords: Educação infantil;Jogo e brincadeiras;Educação infantil - Materiais não estruturados;Brinquedos;Child education;Game and games;Early childhood education - Unstructured materials;Toys
Issue Date: 30-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ROLIM, Kethley Horranna Bezerra. Os materiais não estruturados na educação infantil: possibilidades para além dos brinquedos industrializados. 2023. 28f. Monografia (Especialização em Formação Docente para a Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: Este artigo propõe reflexões acerca da utilização dos materiais não estruturados na educação infantil e tem como objetivo geral analisar as pesquisas científicas sobre os materiais não estruturados na educação infantil, estabelecendo um estado da arte com o intuito de identificar as tendências dos estudos acerca da temática em questão. Para a materialização do estudo e compreensão dos conceitos trabalhados, nos fundamentamos em pressupostos teóricos de autores/as como Botas (2008), Oliveira (2000), Meirelles (2016), Kramer (2005), Vygotsky (1982), entre outros/as. Metodologicamente, desenvolve-se uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo “Estado da Arte” fundamentada por Romanowski e Ens (2006), trazendo um levantamento e a análise de 9 produções que têm como objeto de estudo os materiais não estruturados na Educação Infantil. Conclui-se a partir da pesquisa que os materiais não estruturados despertam o interesse, a curiosidade, a imaginação e a criação, pois, promovem novos desafios e brincadeiras nas quais as crianças exploram, experimentam, ressignificam sem atribuir gênero no brincar. Além disso, contribui na conscientização da sustentabilidade e do consumismo.
Abstract: This article proposes reflections on the use of unstructured materials in early childhood education and its general objective is to analyze scientific research on unstructured materials in early childhood education, establishing a state of the art with the aim of identifying trends in studies on the topic in question. question. To materialize the study and understand the concepts worked on, we are based on theoretical assumptions from authors such as Botas (2008), Oliveira (2000), Meirelles (2016), Kramer (2005), Vygotsky (1982), among others. Methodologically, research is developed with a qualitative approach of the “State of the Art” type based on Romanowski and Ens (2006), bringing a survey and analysis of 9 productions that have unstructured materials in Early Childhood Education as their object of study. It is concluded from the research that unstructured materials arouse interest, curiosity, imagination and creation, as they promote new challenges and games in which children explore, experiment, give new meanings without assigning gender in play. Furthermore, it contributes to raising awareness of sustainability and consumerism.
Keywords: Educação infantil
Jogo e brincadeiras
Educação infantil - Materiais não estruturados
Brinquedos
Child education
Game and games
Early childhood education - Unstructured materials
Toys
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36185
Appears in Collections:Especialização em Formação Docente para a Educação Básica - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KETHLEY HORRANNA BEZERRA ROLIM. MONOGRAFIA ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. CFP 2023.pdfKethley Horranna Bezerra Rolim. Monografia Especialização em Formação Docente para a Educação Básica. CFP 2023.505.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.