Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36187
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPEDROSA, L. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4563714331384709pt_BR
dc.contributor.advisor1LOPES, Wiama de Jesus Freitas.-
dc.contributor.advisor1IDLOPES, Wiama de Jesus Freitas.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5222750643490502pt_BR
dc.contributor.referee1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.referee1IDPâmella Tamires Avelino de.pt_BR
dc.contributor.referee1LattesSOUSApt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem o objetivo de analisar desafios e potencialidades da coordenação pedagógica para a atuação docente em escolas públicas. Diante disso, se faz necessário questionar por quais desafios e potencialidades a coordenação pedagógica pode ser articulada às práticas docentes na escola pública? Entende-se nesta produção que a coordenação pedagógica é estratégica para articulações de ações coletivas na unidade escolar e, para isso, é indispensável conhecer suas atribuições e competências diante das demandas sociais e políticas pelas quais a escola é desafiada. Quanto à metodologia aplicada, escolheu-se fazer uma pesquisa bibliográfica, de natureza básica qualitativa em que o processo de sistematização aconteceu a partir da análise de conteúdo ante ao estudo exploratório para com o tratamento de dados quanto às categorias e o referencial teórico. As categorias de análises que estruturaram este estudo foram: Coordenação Pedagógica em Franco (2016), Atuação Docente em Placco e Souza (2012), Escola Pública em Paro (2010) e em Almeida (2012) quanto à de relações interpessoais em atuação docente, entendendo que as categorias balizam discussões que se consensualizaram como relevantes na área temática da coordenação pedagógica. Com isso, a produção trata de temáticas como: as atribuições e atividades desempenhadas pelo profissional responsável da coordenação pedagógica; as ações, relações cotidianas da coordenação pedagógica ante à atuação docente em escolas públicas e os desafios e as potencialidades das atividades desempenhadas por profissionais desse segmento de coordenação de processos educativos. Sendo assim, os principais resultados da pesquisa envidada é que há desafios estruturais a serem superados para a efetivação das atribuições do profissional de coordenação pedagógica, principalmente, relativos à identidade profissional, mas compreender que sua principal potencialidade é a de contribuir com a articulação, formação e transformação da atuação docente ante a qualificação dos processos de ensinar e aprender ante à vivência da função social da escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleDesafios e potencialidades da coordenação pedagógica para a atuação docente nos anos iniciais.pt_BR
dc.date.issued2023-11-23-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36187-
dc.date.accessioned2024-06-19T18:25:56Z-
dc.date.available2024-06-19-
dc.date.available2024-06-19T18:25:56Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCoordenação pedagógicapt_BR
dc.subjectAtuação docentept_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectPedagogical coordinationpt_BR
dc.subjectTeaching activitypt_BR
dc.subjectPublic schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEDROSA, Larisse Batista.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeChallenges and potentialities of pedagogical coordination for teaching in the initial years.pt_BR
dc.identifier.citationPEDROSA, Larisse Batista. Desafios e potencialidades da coordenação pedagógica para a atuação docente nos anos iniciais. 2023. 22f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para a Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação Docente para a Educação Básica - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LARISSE BATISTA PEDROSA. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. CFP 2023.pdfLarisse Batista Pedrosa. Artigo Especialização em Formação Docente para a Educação Básica. CFP 2023.612.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.