Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36194
Title: Educação Inclusiva: explorando o potencial da integração entre família, práticas pedagógicas e tecnologias para a inclusão escolar.
Other Titles: Inclusive Education: exploring the potential of integration between family, pedagogical practices and technologies for school inclusion.
???metadata.dc.creator???: TOUREM, Rafael Viêro.
ZARPELLON, Cayttano Saul De Sá.
FERRAZ, Aline.
CACHUCHO, Marcos Vinicius Lisboa.
OLIVEIRA, Paula Regina.
NASCIMENTO, Ana Verônica Silva do.
BUENO, Clenir de Fatima.
SANTOS, Angela de Melo.
JOERKE, Gabriel Antonio Ogaya.
Keywords: Educação inclusiva;Família e educação;Práticas pedagógicas;Inclusão escolar;Integração família e práticas pedagógicas;inclusive education;Family and education;Pedagogical practices;School inclusion;Family integration and pedagogical practices
Issue Date: 2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: TOUREM, Rafael Viêro; ZARPELLON, Cayttano Saul De Sá; FERRAZ, Aline; CACHUCHO, Marcos Vinicius Lisboa; OLIVEIRA, Paula Regina; NASCIMENTO, Ana Verônica Silva do; BUENO, Clenir de Fatima; SANTOS, Angela de Melo; JOERKE, Gabriel Antonio Ogaya. Educação Inclusiva: explorando o potencial da integração entre família, práticas pedagógicas e tecnologias para a inclusão escolar. IOSR Journal of Humanities and Social Science (Online), v. 29, p. 57-61, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36194
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa analisa o potencial da integração entre família, práticas pedagógicas e tecnologias para a inclusão escolar de alunos com deficiência, visando promover sua participação ativa e efetiva no ambiente escolar. Utilizando uma revisão bibliográfica, foram exploradas diversas dimensões do processo inclusivo, desde o papel crucial da família até as estratégias pedagógicas e tecnológicas. Os resultados destacam que o envolvimento ativo da família fortalece os laços com a escola e cria um ambiente de apoio eficaz, enquanto as práticas pedagógicas inclusivas, como diferenciação curricular e ensino colaborativo, são essenciais para reconhecer e valorizar a diversidade dos alunos. Além disso, as tecnologias, como softwares de leitura de tela e aplicativos de comunicação alternativa, facilitam a autonomia e a participação dos alunos com deficiência. A análise conclui que a colaboração entre esses elementos é fundamental para garantir uma educação de qualidade e criar ambientes de aprendizagem inclusivos, valorizando a diversidade e promovendo a equidade.
Keywords: Educação inclusiva
Família e educação
Práticas pedagógicas
Inclusão escolar
Integração família e práticas pedagógicas
inclusive education
Family and education
Pedagogical practices
School inclusion
Family integration and pedagogical practices
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36194
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCAÇÃO INCLUSIVA - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2024.pdfEducação Inclusiva - Artigo de Periódico CDSA 202481.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.