Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36194
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA pesquisa analisa o potencial da integração entre família, práticas pedagógicas e tecnologias para a inclusão escolar de alunos com deficiência, visando promover sua participação ativa e efetiva no ambiente escolar. Utilizando uma revisão bibliográfica, foram exploradas diversas dimensões do processo inclusivo, desde o papel crucial da família até as estratégias pedagógicas e tecnológicas. Os resultados destacam que o envolvimento ativo da família fortalece os laços com a escola e cria um ambiente de apoio eficaz, enquanto as práticas pedagógicas inclusivas, como diferenciação curricular e ensino colaborativo, são essenciais para reconhecer e valorizar a diversidade dos alunos. Além disso, as tecnologias, como softwares de leitura de tela e aplicativos de comunicação alternativa, facilitam a autonomia e a participação dos alunos com deficiência. A análise conclui que a colaboração entre esses elementos é fundamental para garantir uma educação de qualidade e criar ambientes de aprendizagem inclusivos, valorizando a diversidade e promovendo a equidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleEducação Inclusiva: explorando o potencial da integração entre família, práticas pedagógicas e tecnologias para a inclusão escolar.pt_BR
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36194-
dc.date.accessioned2024-06-19T19:18:40Z-
dc.date.available2024-06-19-
dc.date.available2024-06-19T19:18:40Z-
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectFamília e educaçãopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectIntegração família e práticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectinclusive educationpt_BR
dc.subjectFamily and educationpt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.subjectFamily integration and pedagogical practicespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorTOUREM, Rafael Viêro.-
dc.creatorZARPELLON, Cayttano Saul De Sá.-
dc.creatorFERRAZ, Aline.-
dc.creatorCACHUCHO, Marcos Vinicius Lisboa.-
dc.creatorOLIVEIRA, Paula Regina.-
dc.creatorNASCIMENTO, Ana Verônica Silva do.-
dc.creatorBUENO, Clenir de Fatima.-
dc.creatorSANTOS, Angela de Melo.-
dc.creatorJOERKE, Gabriel Antonio Ogaya.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInclusive Education: exploring the potential of integration between family, pedagogical practices and technologies for school inclusion.pt_BR
dc.identifier.citationTOUREM, Rafael Viêro; ZARPELLON, Cayttano Saul De Sá; FERRAZ, Aline; CACHUCHO, Marcos Vinicius Lisboa; OLIVEIRA, Paula Regina; NASCIMENTO, Ana Verônica Silva do; BUENO, Clenir de Fatima; SANTOS, Angela de Melo; JOERKE, Gabriel Antonio Ogaya. Educação Inclusiva: explorando o potencial da integração entre família, práticas pedagógicas e tecnologias para a inclusão escolar. IOSR Journal of Humanities and Social Science (Online), v. 29, p. 57-61, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36194pt_BR
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCAÇÃO INCLUSIVA - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2024.pdfEducação Inclusiva - Artigo de Periódico CDSA 202481.66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.