Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36199
Title: Letramento digital na prática pedagógica : reflexões a partir da BNCC
Other Titles: Digital literacy in pedagogical practice: reflections from the BNCC
???metadata.dc.creator???: REITTER, Regina Maria.
GOMES FILHO, Teodoro Antunes.
SILVA, Ana Paula De Souza e.
SANTOS, Adelcio Machado dos.
MARQUES, Francisco Roldineli Varela.
NASCIMENTO, Ana Verônica Silva do.
SANCHES, Rosineia dos Santos Aragão.
SILVA, Alexander Aparecido Urso.
AZEVEDO, Raissa Medeiros Frazão de.
SÁ, Marcos Vinicios Alves de.
ARAÚJO, Jairan Roberto dos Santos.
OLIVEIRA, Marlizia Adja Lopes de.
Keywords: Letramento digital;Prática pedagógica;Base Nacional Curricular Comum - BNCC;BNCC - Base Nacional Curricular Comum;Revisão integrativa da literatura;Currículo;Digital literacy;Pedagogical practice;Common National Curricular Base - BNCC;BNCC - Common National Curriculum Base;Integrative literature review;Curriculum
Issue Date: 2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: REITTER, Regina Maria; GOMES FILHO, Teodoro Antunes; SILVA, Ana Paula De Souza e; SANTOS, Adelcio Machado dos; MARQUES, Francisco Roldineli Varela; NASCIMENTO, Ana Verônica Silva do; SANCHES, Rosineia dos Santos Aragão; SILVA, Alexander Aparecido Urso; AZEVEDO, Raissa Medeiros Frazão de; SÁ, Marcos Vinicios Alves de; ARAÚJO, Jairan Roberto dos Santos; OLIVEIRA, Marlizia Adja Lopes de. Letramento digital na prática pedagógica : reflexões a partir da BNCC. IOSR Journal of Humanities and Social Science (ONLINE), v. 29, p. 11, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36199
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa analisou a implementação do letramento digital na prática pedagógica à luz das diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o objetivo de compreender desafios, oportunidades e melhores práticas associadas a essa integração. Para isso, foi conduzida uma revisão integrativa da literatura, utilizando plataformas acadêmicas como Google Acadêmico e Scielo. A análise dos dados revelou uma discrepância significativa entre as expectativas da BNCC e a realidade enfrentada pelas escolas públicas brasileiras. Embora o documento pressuponha um ambiente escolar equipado com tecnologia moderna e professores capacitados em letramento digital, os resultados apontam para uma falta de investimento em formação continuada e infraestrutura tecnológica adequada. Além disso, foi destacada a desconexão entre as expectativas da BNCC e a prática nas escolas, evidenciando a necessidade urgente de políticas eficazes para capacitar os professores nesse campo. A pesquisa ressaltou a importância de uma abordagem holística, que considere as condições reais das escolas e dos professores, para promover efetivamente o letramento digital. Em suma, os estudos oferecem insights valiosos para orientar futuras políticas e práticas educacionais, destacando a complexidade e os desafios envolvidos na implementação da BNCC e enfatizando a necessidade de um compromisso contínuo com o aprimoramento do sistema educacional brasileiro.
Keywords: Letramento digital
Prática pedagógica
Base Nacional Curricular Comum - BNCC
BNCC - Base Nacional Curricular Comum
Revisão integrativa da literatura
Currículo
Digital literacy
Pedagogical practice
Common National Curricular Base - BNCC
BNCC - Common National Curriculum Base
Integrative literature review
Curriculum
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36199
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LETRAMENTO DIGITAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA - ARTIGO DE PERIÓDICO 2024.pdfLetramento digital na prática pedagógica - Artigo de Periódico CDSA 202489.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.