Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36199
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA pesquisa analisou a implementação do letramento digital na prática pedagógica à luz das diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o objetivo de compreender desafios, oportunidades e melhores práticas associadas a essa integração. Para isso, foi conduzida uma revisão integrativa da literatura, utilizando plataformas acadêmicas como Google Acadêmico e Scielo. A análise dos dados revelou uma discrepância significativa entre as expectativas da BNCC e a realidade enfrentada pelas escolas públicas brasileiras. Embora o documento pressuponha um ambiente escolar equipado com tecnologia moderna e professores capacitados em letramento digital, os resultados apontam para uma falta de investimento em formação continuada e infraestrutura tecnológica adequada. Além disso, foi destacada a desconexão entre as expectativas da BNCC e a prática nas escolas, evidenciando a necessidade urgente de políticas eficazes para capacitar os professores nesse campo. A pesquisa ressaltou a importância de uma abordagem holística, que considere as condições reais das escolas e dos professores, para promover efetivamente o letramento digital. Em suma, os estudos oferecem insights valiosos para orientar futuras políticas e práticas educacionais, destacando a complexidade e os desafios envolvidos na implementação da BNCC e enfatizando a necessidade de um compromisso contínuo com o aprimoramento do sistema educacional brasileiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleLetramento digital na prática pedagógica : reflexões a partir da BNCCpt_BR
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36199-
dc.date.accessioned2024-06-19T20:48:22Z-
dc.date.available2024-06-19-
dc.date.available2024-06-19T20:48:22Z-
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectBase Nacional Curricular Comum - BNCCpt_BR
dc.subjectBNCC - Base Nacional Curricular Comumpt_BR
dc.subjectRevisão integrativa da literaturapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectDigital literacypt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectCommon National Curricular Base - BNCCpt_BR
dc.subjectBNCC - Common National Curriculum Basept_BR
dc.subjectIntegrative literature reviewpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorREITTER, Regina Maria.-
dc.creatorGOMES FILHO, Teodoro Antunes.-
dc.creatorSILVA, Ana Paula De Souza e.-
dc.creatorSANTOS, Adelcio Machado dos.-
dc.creatorMARQUES, Francisco Roldineli Varela.-
dc.creatorNASCIMENTO, Ana Verônica Silva do.-
dc.creatorSANCHES, Rosineia dos Santos Aragão.-
dc.creatorSILVA, Alexander Aparecido Urso.-
dc.creatorAZEVEDO, Raissa Medeiros Frazão de.-
dc.creatorSÁ, Marcos Vinicios Alves de.-
dc.creatorARAÚJO, Jairan Roberto dos Santos.-
dc.creatorOLIVEIRA, Marlizia Adja Lopes de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDigital literacy in pedagogical practice: reflections from the BNCCpt_BR
dc.identifier.citationREITTER, Regina Maria; GOMES FILHO, Teodoro Antunes; SILVA, Ana Paula De Souza e; SANTOS, Adelcio Machado dos; MARQUES, Francisco Roldineli Varela; NASCIMENTO, Ana Verônica Silva do; SANCHES, Rosineia dos Santos Aragão; SILVA, Alexander Aparecido Urso; AZEVEDO, Raissa Medeiros Frazão de; SÁ, Marcos Vinicios Alves de; ARAÚJO, Jairan Roberto dos Santos; OLIVEIRA, Marlizia Adja Lopes de. Letramento digital na prática pedagógica : reflexões a partir da BNCC. IOSR Journal of Humanities and Social Science (ONLINE), v. 29, p. 11, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36199pt_BR
Appears in Collections:Artigos Científicos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LETRAMENTO DIGITAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA - ARTIGO DE PERIÓDICO 2024.pdfLetramento digital na prática pedagógica - Artigo de Periódico CDSA 202489.77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.