Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36205
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDANDRADE, M. J. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3621079361521897pt_BR
dc.contributor.advisor1PIRES, Aparecida Carneiro.-
dc.contributor.advisor1IDPIRES, Aparecida Carneiro.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5613969088897311pt_BR
dc.contributor.referee1MONTIEL, Suzi Alves.-
dc.contributor.referee2ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo discutir sobre as contribuições das práticas lúdicas na formação das crianças de 4 a 5 anos e meio da cidade de Poço de José de Moura- PB. A metodologia priorizada foi a pesquisa exploratória e qualitativa, por meio de um questionário aberto com 06 (seis) questões. No referencial teórico, discutiram-se informações sobre as análises da ludicidade e seus meios de facilitar o processo de ensino e aprendizagem, bem como o desenvolvimento integral das crianças. As referências foram obtidas por meio de estudos realizados em pesquisas bibliográficas e eletrônicas nos sites da Anped, Scielo, Capes, Biblioteca UFRGS, entre outros. A pesquisa foi conduzida em uma escola da rede pública municipal de Poço de José de Moura-PB, com a participação de 03 (três) professoras da Educação Infantil. A análise dos dados revelou a importância da prática lúdica no contexto educacional, evidenciando que a ludicidade é um fator indispensável para promover o desenvolvimento integral das crianças. Em relação aos profissionais que participaram da pesquisa, foi possível observar que todos concordam com as práticas lúdicas, considerando-as fundamentais para impulsionar o processo de ensino e aprendizagem das crianças, tornando as aulas mais divertidas e prazerosas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleContribuições das práticas lúdicas na formação de crianças de 4-5 anos e meio da cidade de Poço de José de Moura - PB.pt_BR
dc.date.issued2023-11-28-
dc.description.abstractThe present research aimed to discuss the contributions of playful practices in the education of children aged 4 to 5 and a half years old in the city of Poço de José de Moura- PB. The prioritized methodology was exploratory and qualitative research, using an open questionnaire with 06 (six) questions. In the theoretical framework, information was discussed about the analysis of playfulness and its means of facilitating the teaching and learning process, as well as the integral development of children. The references were obtained through studies carried out in bibliographic and electronic searches on the websites of Anped, Scielo, Capes, UFRGS Library, among others. The research was conducted in a municipal public school in Poço de José de Moura- PB, with the participation of 03 (three) Early Childhood Education teachers. Data analysis revealed the importance of playful practice in the educational context, showing that playfulness is an indispensable factor in promoting the integral development of children. In relation to the professionals who participated in the research, it was possible to observe that everyone agreed with playful practices, considering them fundamental to boost the children's teaching and learning process, making classes more fun and enjoyable. We conclude, therefore, that playful practice helps as a pedagogical resource for educators to identify progress in children's learning process.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36205-
dc.date.accessioned2024-06-20T13:29:09Z-
dc.date.available2024-06-20-
dc.date.available2024-06-20T13:29:09Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento integralpt_BR
dc.subjectPráticas lúdicaspt_BR
dc.subjectEducação infantil - Poço José de Moura - Município - Paraíbapt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectIntegral developmentpt_BR
dc.subjectPlayful practicespt_BR
dc.subjectEarly childhood education - Poço José de Moura - Municipality - Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorANDRADE, Maria José Barbosa de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeContributions of playful practices in the training of children aged 4-5 and a half years old in the city of Poço de José de Moura - PB.pt_BR
dc.identifier.citationANDRADE, Maria José Barbosa de. Contribuições das práticas lúdicas na formação de crianças de 4-5 anos e meio da cidade de Poço de José de Moura - PB. 2023. 21f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para a Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação Docente para a Educação Básica - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA JOSÉ BARBOSA DE ANDRADE. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. CFP 2023.pdfMaria José Barbosa de Andrade. Artigo Especialização em Formação Docente para a Educação Básica. CFP 2023.297.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.