Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36205
Title: Contribuições das práticas lúdicas na formação de crianças de 4-5 anos e meio da cidade de Poço de José de Moura - PB.
Other Titles: Contributions of playful practices in the training of children aged 4-5 and a half years old in the city of Poço de José de Moura - PB.
???metadata.dc.creator???: ANDRADE, Maria José Barbosa de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PIRES, Aparecida Carneiro.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MONTIEL, Suzi Alves.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
Keywords: Ludicidade;Educação infantil;Desenvolvimento integral;Práticas lúdicas;Educação infantil - Poço José de Moura - Município - Paraíba;Playfulness;Child education;Integral development;Playful practices;Early childhood education - Poço José de Moura - Municipality - Paraíba
Issue Date: 28-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ANDRADE, Maria José Barbosa de. Contribuições das práticas lúdicas na formação de crianças de 4-5 anos e meio da cidade de Poço de José de Moura - PB. 2023. 21f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para a Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa teve como objetivo discutir sobre as contribuições das práticas lúdicas na formação das crianças de 4 a 5 anos e meio da cidade de Poço de José de Moura- PB. A metodologia priorizada foi a pesquisa exploratória e qualitativa, por meio de um questionário aberto com 06 (seis) questões. No referencial teórico, discutiram-se informações sobre as análises da ludicidade e seus meios de facilitar o processo de ensino e aprendizagem, bem como o desenvolvimento integral das crianças. As referências foram obtidas por meio de estudos realizados em pesquisas bibliográficas e eletrônicas nos sites da Anped, Scielo, Capes, Biblioteca UFRGS, entre outros. A pesquisa foi conduzida em uma escola da rede pública municipal de Poço de José de Moura-PB, com a participação de 03 (três) professoras da Educação Infantil. A análise dos dados revelou a importância da prática lúdica no contexto educacional, evidenciando que a ludicidade é um fator indispensável para promover o desenvolvimento integral das crianças. Em relação aos profissionais que participaram da pesquisa, foi possível observar que todos concordam com as práticas lúdicas, considerando-as fundamentais para impulsionar o processo de ensino e aprendizagem das crianças, tornando as aulas mais divertidas e prazerosas.
Abstract: The present research aimed to discuss the contributions of playful practices in the education of children aged 4 to 5 and a half years old in the city of Poço de José de Moura- PB. The prioritized methodology was exploratory and qualitative research, using an open questionnaire with 06 (six) questions. In the theoretical framework, information was discussed about the analysis of playfulness and its means of facilitating the teaching and learning process, as well as the integral development of children. The references were obtained through studies carried out in bibliographic and electronic searches on the websites of Anped, Scielo, Capes, UFRGS Library, among others. The research was conducted in a municipal public school in Poço de José de Moura- PB, with the participation of 03 (three) Early Childhood Education teachers. Data analysis revealed the importance of playful practice in the educational context, showing that playfulness is an indispensable factor in promoting the integral development of children. In relation to the professionals who participated in the research, it was possible to observe that everyone agreed with playful practices, considering them fundamental to boost the children's teaching and learning process, making classes more fun and enjoyable. We conclude, therefore, that playful practice helps as a pedagogical resource for educators to identify progress in children's learning process.
Keywords: Ludicidade
Educação infantil
Desenvolvimento integral
Práticas lúdicas
Educação infantil - Poço José de Moura - Município - Paraíba
Playfulness
Child education
Integral development
Playful practices
Early childhood education - Poço José de Moura - Municipality - Paraíba
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36205
Appears in Collections:Especialização em Formação Docente para a Educação Básica - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA JOSÉ BARBOSA DE ANDRADE. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. CFP 2023.pdfMaria José Barbosa de Andrade. Artigo Especialização em Formação Docente para a Educação Básica. CFP 2023.297.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.