Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36206
Title: Além da sala de aula: a autoformação enquanto dispositivo potencializador do desenvolvimento acadêmico.
Other Titles: Beyond the classroom: self-training as a device that enhances academic development.
???metadata.dc.creator???: ABREU, Valéria de Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAMPOS, Maria de Lourdes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: RODRIGUES, João Marcos de Souza.
Keywords: Autoformação;Desenvolvimento - Pessoal - Profissional;Formação profissional;Graduação - Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Formação de Professores - Cajazeiras - Paraíba;Ensino Superior - Cajazeiras - Município- Paraíba;Self-training;Development - Personal - Professional;Professional qualification;Graduation - Federal University of Campina Grande - Teacher Training Center - Cajazeiras - Paraíba;Higher Education - Cajazeiras - Municipality - Paraíba
Issue Date: 22-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ABREU, Valéria de Sousa. Além da sala de aula: a autoformação enquanto dispositivo potencializador do desenvolvimento acadêmico. 2023. 24f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para a Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo investiga a importância da autoformação durante a graduação no Campus de Cajazeiras da Universidade Federal de Campina Grande, em 2023. Definida como uma abordagem de aprendizado centrada no estudante, além das atividades acadêmicas, a autoformação promove o desenvolvimento pessoal e profissional. Os objetivos específicos incluem refletir sobre a autoformação, examinar seu papel na promoção da autodisciplina e autonomia, analisar a autorreflexão como dispositivo de autodesenvolvimento e mapear estratégias para sistematizar o desenvolvimento pessoal. O embasamento teórico inclui autores, tais como: Amaral e Farias (2022), Bardin (2016), Frison (2011), Morin (2007), Libâneo (2006), Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004), Nóvoa (2002, 1992), Freire (1996, 1997, 1967), entre outros. Quanto ao tipo de pesquisa, trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, utiliza entrevistas codificadas e categorizadas, seguindo a abordagem da análise de conteúdo conforme delineados por Bardin (2016)). As considerações finais refletem sobre os resultados emergentes das entrevistas, proporcionando uma visão enriquecedora do tema. O estudo contribui para compreender o papel da autoformação na formação acadêmica e profissional dos graduandos, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho.
Keywords: Autoformação
Desenvolvimento - Pessoal - Profissional
Formação profissional
Graduação - Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Formação de Professores - Cajazeiras - Paraíba
Ensino Superior - Cajazeiras - Município- Paraíba
Self-training
Development - Personal - Professional
Professional qualification
Graduation - Federal University of Campina Grande - Teacher Training Center - Cajazeiras - Paraíba
Higher Education - Cajazeiras - Municipality - Paraíba
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36206
Appears in Collections:Especialização em Formação Docente para a Educação Básica - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VALÉRIA DE SOUSA ABREU. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. CFP 2023.pdfValéria de Sousa Abreu. Artigo Especialização Formação Docente para a Educação Básica. CFP 2023. 328.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.