Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36206
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDABREU, V. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6075490467579243pt_BR
dc.contributor.advisor1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.advisor1IDAMARAL, M. G. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9799573547841899pt_BR
dc.contributor.referee1CAMPOS, Maria de Lourdes.-
dc.contributor.referee2RODRIGUES, João Marcos de Souza.-
dc.description.resumoO estudo investiga a importância da autoformação durante a graduação no Campus de Cajazeiras da Universidade Federal de Campina Grande, em 2023. Definida como uma abordagem de aprendizado centrada no estudante, além das atividades acadêmicas, a autoformação promove o desenvolvimento pessoal e profissional. Os objetivos específicos incluem refletir sobre a autoformação, examinar seu papel na promoção da autodisciplina e autonomia, analisar a autorreflexão como dispositivo de autodesenvolvimento e mapear estratégias para sistematizar o desenvolvimento pessoal. O embasamento teórico inclui autores, tais como: Amaral e Farias (2022), Bardin (2016), Frison (2011), Morin (2007), Libâneo (2006), Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004), Nóvoa (2002, 1992), Freire (1996, 1997, 1967), entre outros. Quanto ao tipo de pesquisa, trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, utiliza entrevistas codificadas e categorizadas, seguindo a abordagem da análise de conteúdo conforme delineados por Bardin (2016)). As considerações finais refletem sobre os resultados emergentes das entrevistas, proporcionando uma visão enriquecedora do tema. O estudo contribui para compreender o papel da autoformação na formação acadêmica e profissional dos graduandos, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleAlém da sala de aula: a autoformação enquanto dispositivo potencializador do desenvolvimento acadêmico.pt_BR
dc.date.issued2023-11-22-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36206-
dc.date.accessioned2024-06-20T14:00:22Z-
dc.date.available2024-06-20-
dc.date.available2024-06-20T14:00:22Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAutoformaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento - Pessoal - Profissionalpt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectGraduação - Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Formação de Professores - Cajazeiras - Paraíbapt_BR
dc.subjectEnsino Superior - Cajazeiras - Município- Paraíbapt_BR
dc.subjectSelf-trainingpt_BR
dc.subjectDevelopment - Personal - Professionalpt_BR
dc.subjectProfessional qualificationpt_BR
dc.subjectGraduation - Federal University of Campina Grande - Teacher Training Center - Cajazeiras - Paraíbapt_BR
dc.subjectHigher Education - Cajazeiras - Municipality - Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorABREU, Valéria de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBeyond the classroom: self-training as a device that enhances academic development.pt_BR
dc.identifier.citationABREU, Valéria de Sousa. Além da sala de aula: a autoformação enquanto dispositivo potencializador do desenvolvimento acadêmico. 2023. 24f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para a Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação Docente para a Educação Básica - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VALÉRIA DE SOUSA ABREU. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. CFP 2023.pdfValéria de Sousa Abreu. Artigo Especialização Formação Docente para a Educação Básica. CFP 2023. 328.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.