Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36211
Title: | Reflexos do PIBID na formação de professores em Humaitá-AM. |
Other Titles: | Reflections of PIBID on teacher training in Humaitá-AM. |
???metadata.dc.creator???: | PAIVA, Renne Garcia. NASCIMENTO, Ana Verônica Silva do. |
Keywords: | Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência;PIBID;Formação de professores;Relato de experiência;Formação docente;Estágio;Docência - formação;Humaitá - AM - formação docente;Curso de Licenciatura em Ciências - UFAM;Institutional Teaching Initiation Scholarship Program;Teacher training;Experience report;Teacher training;Internship;Teaching - training;Humaitá - AM - teacher training;Bachelor of Science Course - UFAM |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | PAIVA, Renne Garcia; NASCIMENTO, Ana Verônica Silva do. Reflexos do PIBID na formação de professores em Humaitá-AM. In: SCHERER, Susana Schneid (org). Políticas educacionais e escola pública: Questões globais e desafios para as redes de ensino locais. 2.ed. Ponta Grossa-PR: Atena Editora, 2021. Cap. 9. ISBN: 978-65-5983-228-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36211 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente artigo tem o objetivo de relatar experiência no Programa Institucional de Iniciação a Docência - PIBID, desenvolvido em parceria com o curso de Licenciatura em Ciências: Física e Matemática da Universidade Federal do Amazonas localizado no município de Humaitá-AM com o colégio Oswaldo Cruz. O projeto visou complementar a formação dos futuros professores; preparar e aperfeiçoar acadêmicos para a prática docente; desenvolveu estratégias pedagógicas; proporcionou aos acadêmicos o contato com a real situação de ensino com a sala de aula: elaborar, discutir e rel etir as atividades pertinentes ao ensino e da aprendizagem. No projeto foram desenvolvidas as ações: seleção de bolsistas e supervisores; apresentação do Programa pela Coordenação; identii cação e distribuição dos bolsistas na escola e início do desenvolvimento das atividades previstas. Com o início das ações previstas, percebeu-se uma interação positiva do Coordenador, alunos bolsistas, supervisores e alunos da escola. Foram desenvolvidos materiais alternativos como suporte no auxílio didático. Como resultado das ações apresentou-se uma mostra dos trabalhos desenvolvidos durante a vigência do projeto, com o intuito de divulgação da importância do PIBID, buscando a interação dos envolvidos com a sociedade. |
Abstract: | This article aims to report experience in the Institutional Program for Teaching Initiation (IPTI), developed in partnership with the Licentiate in Science course from the Federal University of Amazonas located in Humaitá-AM with the Oswaldo Cruz school. The project aimed to complement the training of future teachers; prepare and improve academics for teaching practice; developed pedagogical strategies; provided students with contact with the real teaching situation with the classroom: to elaborate, discuss and rel ect on activities relevant to teaching and learning. The following actions were developed in the project: selection of scholarship holders and supervisors; presentation of the Program by the Coordination; identii cation and distribution of scholarship holders at the school and beginning of the planned activities. With the start of the planned actions, it was noticed a positive interaction coordinator, scholarship students, supervisors, and scholarship holders. Alternative materials were developed to support teaching aids. As a result of the actions, a sample of the work developed during the term of the project was presented, to publicize the importance of IPTI, seeking the interaction of those involved with society. |
Keywords: | Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID Formação de professores Relato de experiência Formação docente Estágio Docência - formação Humaitá - AM - formação docente Curso de Licenciatura em Ciências - UFAM Institutional Teaching Initiation Scholarship Program Teacher training Experience report Teacher training Internship Teaching - training Humaitá - AM - teacher training Bachelor of Science Course - UFAM |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36211 |
Appears in Collections: | Capítulos de Livros - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
REFLEXOS DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM HUMAITÁ-AM. - CAPÍTULO DE LIVRO CDSA 2021.pdf | Reflexos do PIBID na formação de professores em Humaitá-AM. - Cap. de Livro CDSA 2021 | 1.19 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.