Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36211
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO presente artigo tem o objetivo de relatar experiência no Programa Institucional de Iniciação a Docência - PIBID, desenvolvido em parceria com o curso de Licenciatura em Ciências: Física e Matemática da Universidade Federal do Amazonas localizado no município de Humaitá-AM com o colégio Oswaldo Cruz. O projeto visou complementar a formação dos futuros professores; preparar e aperfeiçoar acadêmicos para a prática docente; desenvolveu estratégias pedagógicas; proporcionou aos acadêmicos o contato com a real situação de ensino com a sala de aula: elaborar, discutir e rel etir as atividades pertinentes ao ensino e da aprendizagem. No projeto foram desenvolvidas as ações: seleção de bolsistas e supervisores; apresentação do Programa pela Coordenação; identii cação e distribuição dos bolsistas na escola e início do desenvolvimento das atividades previstas. Com o início das ações previstas, percebeu-se uma interação positiva do Coordenador, alunos bolsistas, supervisores e alunos da escola. Foram desenvolvidos materiais alternativos como suporte no auxílio didático. Como resultado das ações apresentou-se uma mostra dos trabalhos desenvolvidos durante a vigência do projeto, com o intuito de divulgação da importância do PIBID, buscando a interação dos envolvidos com a sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleReflexos do PIBID na formação de professores em Humaitá-AM.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.description.abstractThis article aims to report experience in the Institutional Program for Teaching Initiation (IPTI), developed in partnership with the Licentiate in Science course from the Federal University of Amazonas located in Humaitá-AM with the Oswaldo Cruz school. The project aimed to complement the training of future teachers; prepare and improve academics for teaching practice; developed pedagogical strategies; provided students with contact with the real teaching situation with the classroom: to elaborate, discuss and rel ect on activities relevant to teaching and learning. The following actions were developed in the project: selection of scholarship holders and supervisors; presentation of the Program by the Coordination; identii cation and distribution of scholarship holders at the school and beginning of the planned activities. With the start of the planned actions, it was noticed a positive interaction coordinator, scholarship students, supervisors, and scholarship holders. Alternative materials were developed to support teaching aids. As a result of the actions, a sample of the work developed during the term of the project was presented, to publicize the importance of IPTI, seeking the interaction of those involved with society.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36211-
dc.date.accessioned2024-06-20T14:38:23Z-
dc.date.available2024-06-20-
dc.date.available2024-06-20T14:38:23Z-
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docênciapt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectDocência - formaçãopt_BR
dc.subjectHumaitá - AM - formação docentept_BR
dc.subjectCurso de Licenciatura em Ciências - UFAMpt_BR
dc.subjectInstitutional Teaching Initiation Scholarship Programpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectExperience reportpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectInternshippt_BR
dc.subjectTeaching - trainingpt_BR
dc.subjectHumaitá - AM - teacher trainingpt_BR
dc.subjectBachelor of Science Course - UFAMpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPAIVA, Renne Garcia.-
dc.creatorNASCIMENTO, Ana Verônica Silva do.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReflections of PIBID on teacher training in Humaitá-AM.pt_BR
dc.identifier.citationPAIVA, Renne Garcia; NASCIMENTO, Ana Verônica Silva do. Reflexos do PIBID na formação de professores em Humaitá-AM. In: SCHERER, Susana Schneid (org). Políticas educacionais e escola pública: Questões globais e desafios para as redes de ensino locais. 2.ed. Ponta Grossa-PR: Atena Editora, 2021. Cap. 9. ISBN: 978-65-5983-228-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36211pt_BR
Appears in Collections:Capítulos de Livros - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REFLEXOS DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM HUMAITÁ-AM. - CAPÍTULO DE LIVRO CDSA 2021.pdfReflexos do PIBID na formação de professores em Humaitá-AM. - Cap. de Livro CDSA 20211.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.