Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36219
Title: Transtorno do Espectro Autista (TEA) em salas de aula de ensino regular do nível fundamental: relato de experiência de uma educadora.
Other Titles: Autism Spectrum Disorder (ASD) in teaching classrooms regular elementary level: report of an educator’s experience.
???metadata.dc.creator???: FIGUEIRÊDO, Francisca Íris Duarte de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Pâmella Tamires Avelino de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA, Rozilene Lopes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, José Amiraldo Alves da.
Keywords: Educação inclusiva;Transtorno do Espectro Autista - TEA.;Prática docente - Crianças autistas;inclusive education;Autism Spectrum Disorder - ASD.;Teaching practice - Autistic children
Issue Date: 11-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FIGUEIRÊDO, Francisca Íris Duarte de.Transtorno do Espectro Autista (TEA) em salas de aula de ensino regular do nível fundamental: relato de experiência de uma educadora. 2023. 26f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: As questões que englobam o Transtorno do Espectro Autista se mostraram ricas fontes de conhecimento. Compreender o autismo é fundamental para garantir uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos do ensino especial. Além disso, é importante que haja uma adaptação do currículo escolar e das práticas pedagógicas para atender às necessidades específicas das crianças com deficiência como está definido no capitulo V da Lei de Diretrizes e Bases da educação. Para abarcar esse tema, o seguinte artigo: parte de uma revisão historiográfica da construção do sujeito autista; indo para um mapeamento das leis vigentes no Brasil, envolvendo o acesso das pessoas autistas à educação e outros serviços feitos para o bem estar da população brasileira – Sendo estas legislações fruto de muita luta tanto das pessoas autistas e de seus familiares, quanto dos movimentos sociais que paralelamente buscavam direitos e tratamentos humanizados para os neurodivergentes e demais pessoas com deficiências cognitivas e intelectuais – e, por fim chega ao relato das atividades realizadas na sala de Atendimento Educacional Especializado de nosso relato de caso, com os alunos diagnosticados da escola e é apresentado um pouco de como agimos em nossa abordagem com os alunos da referida turma por meio de fotografias de nosso acervo pessoal com algumas das interações dos alunos do AEE se divertindo em sala na realização de atividades lúdicas. Ao fim deste trabalho, esperamos ter ajudado a elucidar as transformações do conceito TEA ao longo da história, abordado de forma ampla e enriquecedora as leis relativas ao TEA e seus usos sociais pelas pessoas autistas e por seus familiares e compartilhado nossas experiências para que enriqueçam a literatura existente acerca do tema.
Keywords: Educação inclusiva
Transtorno do Espectro Autista - TEA.
Prática docente - Crianças autistas
inclusive education
Autism Spectrum Disorder - ASD.
Teaching practice - Autistic children
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36219
Appears in Collections:Especialização em Formação Docente para a Educação Básica - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA ÍRIS DUARTE DE FIGUEIRÊDO. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO BÁSICA. CFP 2023.pdfFrancisca Íris Duarte de Figueirêdo. Artigo Especialização em Formação Docente para Educação Básica. CFP 2023.904.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.