Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36241
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTANA, V. D. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0183561276426557pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Melânia Mendonça.-
dc.contributor.advisor1IDRODRIGUES, M. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6786946916201689pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Niedja Maria Ferreira de.-
dc.contributor.referee1IDLIMA, N. M. F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1022078411182508pt_BR
dc.contributor.referee2FERREIRA, José Luiz.-
dc.contributor.referee2IDFERREIRA, José Luiz.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2532903444034533pt_BR
dc.description.resumoEsse estudo tem como objeto a formação de professores, mais especificamente, a formação de professores de Educação Física, pelo curso de igual nome da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), objetivando investigar a(as) orientação(ões) epistemológica(s) basilares do referido Curso. A pesquisa adota o referencial teórico-metodológico o materialismo histórico dialético e o procedimento da análise documental. Os principais documentos escolhidos para essa análise foram a Resolução n° 7, de 31 de março de 2004, do Conselho Nacional de Educação (CNE), a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, o Parecer do Conselho Nacional de Educação e Conselho de Educação Superior (CNE/CES) nº 400/2005, o Parecer CNE/CES nº 255/2012, a Resolução Conselho Federal de Educação Física nº 94/2005, o Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Educação Física da UEPB (2007) e Projeto Pedagógico de Curso de Licenciatura em Educação Física da UEPB (2016). Aponta, como principais resultados, que o curso de Licenciatura em Educação Física da UEPB tem sua formação ligada à herança das raízes europeias da Educação Física, pautadas na abordagem positivista da ciência, do que resulta a ênfase em gestos automatizados e mecânicos, com o objetivo de formar corpos saudáveis que possam melhorar a produtividade do trabalhador.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleA formação de professores no curso educação física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB): concepções basilares.pt_BR
dc.date.issued2023-03-23-
dc.description.abstractThe present study has as its objective the training of teachers, specifically, the training of Physical Education teachers, through the course of the same name at the Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), aiming to investigate the basic epistemological orientations of the aforementioned Course. The research adopts the theoretical-methodological framework of dialectical historical materialism and the document analysis procedure. The main documents chosen for this analysis were Resolution No. 7, of March 31, 2004, of the National Council of Education (CNE), Resolution No. 2, of July 1, 2015, the Opinion of the National Council of Education and Higher Council of Education (CNE/CES) nº 400/2005, CNE/CES Opinion nº 255/2012, Resolution Federal Council of Physical Education nº 94/2005, the Pedagogical Political Project of the Degree in Physical Education course at UEPB (2007) and Pedagogical Project for the Degree Course in Physical Education at UEPB (2016). It identifies, as main results, that the Degree in Physical Education course at UEPB has its training linked to the heritage of the European roots of Physical Education, based on the positivist approach to science, resulting in an emphasis on automated and mechanical gestures, with the objective to form healthy bodies that can improve worker productivity.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36241-
dc.date.accessioned2024-06-21T14:56:51Z-
dc.date.available2024-06-21-
dc.date.available2024-06-21T14:56:51Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectConcepções epistemológicaspt_BR
dc.subjectPhysical education coursept_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectConceptions epistemologicapt_BR
dc.subjectFormación de profesorespt_BR
dc.subjectCurso de educación físicapt_BR
dc.subjectConcepciones epistemológicopt_BR
dc.subjectCurso de educação-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTANA, Valesca Daniele de Almeida.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeacher training in the physical education course at the University State of Paraíba (UEPB): basic concepts.pt_BR
dc.title.alternativeFormación docente en la carrera de educación física de la Universidad Estado de Paraíba (UEPB): conceptos básicos.pt_BR
dc.identifier.citationSANTANA, Valesca Daniele de Almeida. A formação de professores no Curso Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB): concepções basilares. 2032. 117 fl. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36241pt_BR
dc.description.resumenEste estudio tiene como objetivo la formación del profesorado, más concretamente, el formación de profesores de Educación Física, a través del curso del mismo nombre en la Universidad Estadual de Paraíba (UEPB), con el objetivo de investigar la orientaciones epistemológicas básicas del citado Curso. La investigación adopta la marco teórico-metodológico, el materialismo histórico dialéctico y el procedimiento análisis de documentos. Los principales documentos elegidos para este análisis fueron Resolución No. 7, de 31 de marzo de 2004, del Consejo Nacional de Educación (CNE), Resolución No. 2, de 1 de julio de 2015, el Dictamen del Consejo Nacional de Consejo de Educación y Educación Superior (CNE/CES) nº 400/2005, el Dictamen CNE/CES nº 255/2012, Resolución Consejo Federal de Educación Física nº 94/2005, Proyecto Político Pedagógico de la Licenciatura en Educación Física de la UEPB (2007) y Proyecto Pedagógico para la Licenciatura en Educación Física de UEPB (2016). Señala, como principales resultados, que la Licenciatura en La Educación Física en la UEPB tiene su formación ligada a la herencia de raíces europeas de Educación Física, basado en el enfoque positivista de la ciencia, dando como resultado énfasis en gestos automatizados y mecánicos, con el objetivo de formar cuerpos que pueden mejorar la productividad de los trabajadores.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VALESCA DANIELE DE ALMEIDA SANTANA - DISSERTAÇÃO (PPGEd) 2023.pdfValesca Daniele de Almeida Santana - Dissertação (PPGEd) 20231.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.