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dc.creator.IDGUEDES, W. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7613182740238770pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Jaidilson Jó da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, J. J.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDDa Silva, J. J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9247322786251981pt_BR
dc.contributor.advisor2PERKUSICH, Angelo.-
dc.contributor.advisor2IDPerkusich, A.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9439858291700830pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Alexandre Cunha.-
dc.contributor.referee1IDOLIVEIRA, A. C.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6699829609793478pt_BR
dc.contributor.referee2GORGÔNIO, Kyller Costa.-
dc.contributor.referee2IDGORGÔNIO, K. C.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7626416403074455pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho é abordado a representação das baterias de íons de lítio por meio de circuitos elétricos equivalentes, detalhando a forma de obter os parâmetros do circuito por neio de ferramentas computacionais. Também são apresentadas análises de metodologias de estimação de estado de carga de uma bateria de Lithium Nickel Manganese Cobalt (NMC) de um veículo elétrico comercial. O método de estimação coulomb couting estima o estado de carga da bateria baseado na integral da corrente elétric no tempo, apesar de ser simples, por ser de malha aberta, possui um erro acumulativo. As metodologias baseadas nos filtros de kalman proporcionam precisão a estimação a partir da covariância do sistema. Por fim o método machine learning proporciona do estado de carga de bateria de lítio a partir do histórico de dados. As metodologias foram comparadas entre si em termo de precisão acuracidade por meio de ferramentas da Mathworks e da linguagem de programação Python.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI-
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Elétricapt_BR
dc.titleModelagem de bateria de lítio-íon e estudo comparativo entre os métodos de estimação de estado de carga para veículos elétricos.pt_BR
dc.date.issued2023-03-06-
dc.description.abstractThis work addresses the representation of lithium-ion batteries through equivalent electrical circuits, detailing how to obtain the circuit parameters using computational tools. Analyzes of methodologies for estimating the state of charge of a Lithium Nickel Manganese Cobalt (NMC) battery for a commercial electric vehicle are also presented. The coulomb couting estimation method estimates the battery's state of charge based on the integral of the electric current over time. Despite being simple, as it is open loop, it has an accumulative error. Methodologies based on Kalman filters provide accurate estimation based on the system's covariance. Finally, the machine learning method provides the lithium battery charge state from historical data. The methodologies were compared with each other in terms of accuracy using Mathworks tools and the Python programming language.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36246-
dc.date.accessioned2024-06-21T17:47:05Z-
dc.date.available2024-06-21-
dc.date.available2024-06-21T17:47:05Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectBaterias de lítio-íonpt_BR
dc.subjectBaterias de íons de lítiopt_BR
dc.subjectEstado de carga (SOC)pt_BR
dc.subjectBattery management system (BMS)pt_BR
dc.subjectLithium-Ion batteriespt_BR
dc.subjectState of charge (SOC)pt_BR
dc.subjectBattery management system (BMS)pt_BR
dc.subjectSistema de gestión de batería (BMS)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGUEDES, Walter Barbosa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLithium-ion battery modeling and comparative study between State of charge estimation methods for electric vehicles.pt_BR
dc.title.alternativeModelización de baterías de iones de litio y estudio comparativo entre métodos de estimación del estado de carga de vehículos eléctricos.pt_BR
dc.identifier.citationGUEDES, Walter Barbosa. Modelagem de bateria de lítio-íon e estudo comparativo entre os métodos de estimação de estado de carga para veículos elétricos. 2024. 104 fl. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36246pt_BR
dc.description.resumenEste trabajo aborda la representación de baterías de iones de litio mediante circuitos eléctricos equivalentes, detallando cómo obtener los parámetros del circuito mediante herramientas computacionales. También se presentan análisis de metodologías para estimar el estado de carga de una batería de litio, níquel, manganeso y cobalto (NMC) para un vehículo eléctrico comercial. El método de estimación de coulomb estima el estado de carga de la batería a partir de la integral de la corriente eléctrica en el tiempo. A pesar de ser sencillo, al ser de bucle abierto, tiene un error acumulativo. Las metodologías basadas en filtros de Kalman proporcionan una estimación precisa basada en la covarianza del sistema. Finalmente, el método de aprendizaje automático proporciona el estado de carga de la batería de litio a partir de datos históricos. Las metodologías se compararon entre sí en términos de precisión utilizando herramientas Mathworks y el lenguaje de programación Python.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Elétrica.

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WALTER BARBOSA GUEDES – DISSERTAÇÃO (PPGEE) 2024.pdfWalter Barbosa Guedes - Dissertação (PPGEE) 202433.03 MBAdobe PDFView/Open


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