Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36282
Title: A mulher docente e a educação feminina: o caso da Vila de Taperoá-PB nas primeiras décadas do século XX.
Other Titles: Women teachers and female education: the case of Vila de Taperoá-PB in the first decades of the 20th century.
???metadata.dc.creator???: CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
Keywords: História de Taperoá - PB;Vila de Taperoá - PB;Magistério;Mulheres docentes - Taperoá - PB;Educação feminina;Método indiciário - Ginzburg;Mulheres e educação;Gênero;History of Taperoá - PB;Taperoá Village - PB;Teaching;Women teachers - Taperoá - PB;Female education;Evidence method - Ginzburg;Women and education;Gender
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino. A mulher docente e a educação feminina: O caso da Vila de Taperoá-PB nas primeiras décadas do século XX. In: II Seminário Nacional de Gênero e Práticas Culturais: Culturas, Leituras e Representações, 2, 2009, João Pessoa. Anais [...] João Pessoa: Editora Universitária - UFPB, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36282
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem por objetivo compreender os significados do magistério e da educação feminina nas primeiras décadas do século XX na vila de Taperoá-PB. Especificamente, procuramos analisar de que maneira educadoras e alunas exerciam e sofriam efeitos da sociedade no seu contexto histórico e educacional. O que significava ser professora, aluna e mulher? Como as mulheres eram educadas? A metodologia adotada teve por base o método indiciário proposto por Ginzburg, quando então observamos nossas fontes (arquivos escolares, fotos e jornais) procurando ler os indícios, os sinais para além do campo visível. A pesquisa se inscreve nos Estudos de Gênero e nos pressupostos teórico-metodológicos da Nova História Cultural. Embora no período em estudo o incentivo ao magistério feminino e à educação da mulher fosse justificado pela associação desta à representação de mãe, esposa e dona-de-casa, constatamos também a incipiente inserção feminina num processo social mais amplo: mudanças no comportamento da mulher e a paulatina conquista do espaço público, avanços ligados ao acesso das meninas à da educação escolar e ao mercado de trabalho por meio do magistério.
Keywords: História de Taperoá - PB
Vila de Taperoá - PB
Magistério
Mulheres docentes - Taperoá - PB
Educação feminina
Método indiciário - Ginzburg
Mulheres e educação
Gênero
History of Taperoá - PB
Taperoá Village - PB
Teaching
Women teachers - Taperoá - PB
Female education
Evidence method - Ginzburg
Women and education
Gender
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36282
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A MULHER DOCENTE E A EDUCAÇÃO FEMININA - ARTIGO DE EVENTO CDSA 2009.pdfA mulher docente e a educação feminina: o caso da Vila de Taperoá-PB nas primeiras décadas do século XX. - Artigo de Evento CDSA 20091.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.