Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36283
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFERNANDES, J. J. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5587211804196083pt_BR
dc.contributor.advisor2SOUZA, Antonio Clarindo Barbosa de.-
dc.contributor.advisor2IDSOUZA, A. Clarindo B.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3281006839381741pt_BR
dc.contributor.referee1KNACK, Eduardo Roberto Jordão.-
dc.contributor.referee1IDKNACK, Eduardo Roberto Jordão.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0830455050602866pt_BR
dc.contributor.referee2SOUZA JÚNIOR, José Pereira de.-
dc.description.resumoA presente dissertação trata dos antigos carnavais de rua da cidade de Juazeirinho- PB, entre as décadas de 1950 e 1970. Sua história com a festividade se inicia no ano de 1918, cinco anos após sua fundação como cidade. A partir disso, os habitantes de “Joaseiro”, como até então era chamada, passam a realizar anualmente as comemorações carnavalescas. Com dinâmicas próprias, tinham como principais blocos os: Bobos na Folia, Satanás no Frevo, bloco do Zé Pereira, Os Caçadores e o bloco infantil As Bonequinhas, dentre outras dinâmicas particulares à cidade, como a organização das famílias, a figura carnavalesca do Zé de Aurora, as perseguições dos papangus, corsos carnavalescos, as bandas de música e o clube social JoazeiroClube. Entretanto, com o passar dos anos, a prática de brincar carnaval entra em desuso, passando a ser pouco realizada na cidade, indo de uma prática tradicional ao esquecimento. Nesse sentido, partindo dos relatos orais e das fotografias da época, elaboramos nossa narrativa sobre esse passado carnavalesco, no sentido de responder: Por que uma festa que fora tão praticada hoje é esquecida ou pouco lembrada? Nesse sentido, nosso trabalho tem como principal abordagem a História Cultural, por tratarmos do âmbito das festividades, mas também fazemos uso das discussões sobre memória, oralidade e fotografia. Teoricamente nos apoiamos nas discussões sobre memória presentes em Jacques Le Goff (1990) e Maurice Halbwachs (1969). Antônio Clarindo Barbosa de Souza (2015), Maria Clementina Cunha Pereira (2001) e Roberto da Matta (1983) para pensar o carnaval.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.titleEntre memória e esquecimento: os antigos carnavais de rua da cidade de Juazeirinho-PB (1950-1970).pt_BR
dc.date.issued2022-09-23-
dc.description.abstractThis dissertation deals with the old street carnivals in the city of Juazeirinho- PB, among the decades of 1950 and 1970. Its history with the festivity begins in 1918, five years after its foundation as a city. From then on, the inhabitants of “Joaseiro”, as it was called until then, They begin to hold carnival celebrations annually. With their own dynamics, they had the main blocks: Bobos na Folia, Satan no Frevo, Zé Pereira's block, Os Caçadores and the block children's As Bonequinhas, among other dynamics particular to the city, such as the organization of families, the carnival figure of Zé de Aurora, the persecutions of the papangus, carnival corsos, the music bands and the social club JoazeiroClube. However, over the years, the practice of playing carnival falls into disuse, becoming little practiced in the city, going from being a practice traditional to oblivion. In this sense, based on oral reports and photographs from the time, we elaborated our narrative about this carnival past, in order to answer: Why would a Is the festival that was so popular today forgotten or little remembered? In this sense, our work has Cultural History as the main approach, as we deal with the scope of festivities, but also we make use of discussions about memory, orality and photography. Theoretically, we rely on the discussions about memory present in Jacques Le Goff (1990) and Maurice Halbwachs (1969). Antônio Clarindo Barbosa de Souza (2015), Maria Clementina Cunha Pereira (2001) and Roberto da Matta (1983) to think about carnival.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36283-
dc.date.accessioned2024-06-26T12:05:48Z-
dc.date.available2024-06-26-
dc.date.available2024-06-26T12:05:48Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectJuazeirinhopt_BR
dc.subjectCarnavalpt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectEsquecimentopt_BR
dc.subjectJuazeiropt_BR
dc.subjectCarnivalpt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectForgetfulnesspt_BR
dc.subjectOlvidopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERNANDES, Jamilly Jessica Martins.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBetween memory and oblivion: the old street carnivals of city ​​of Juazeirinho-PB (1950-1970).pt_BR
dc.title.alternativeEntre la memoria y el olvido: los viejos carnavales callejeros de ciudad de Juazeirinho-PB (1950-1970).pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.identifier.citationFERNANDES, Jamilly Jessica Martins. Entre memória e esquecimento: os antigos carnavais de rua da cidade de Juazeirinho-PB (1950-1970). 2022. 132 fl. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36283pt_BR
dc.description.resumenLa presente disertación trata de los antiguos carnavales callejero de la ciudad de Juazeirinho- PB1, entre las décadas de 1950 y 1970. Su historia con la festividad se inicia en el año 1918, cinco años después de su fundación como ciudad. A partir de esto, los habitantes de “Joaseiro”, como hasta entonces era llamada, pasan a realizar anualmente las celebraciones carnavalescas. Con dinámicas propias, tenían como principales bloques los: Bufones en la folía, Satán en el frevo2, bloque del Zé Pereira, Los cazadores y el bloque infantil Las muñequitas, entre otras dinámicas particulares a la ciudad, como la organización de las familias, la figura carnavalesca del Zé de Aurora, las persecuciones de los papangus3, corsos carnavalescos4, las bandas de música y el club social Joazeiro Club. Sin embargo, con los años, la práctica de jugar carnaval entra en desuso, pasando a ser poco realizada en la ciudad, yendo de una práctica tradicional al olvido. En ese sentido, partiendo de los relatos orales y de las fotografías de la época, elaboramos nuestra narrativa sobre ese pasado carnavalesco, en el sentido de contestar: ¿Por qué una fiesta que había sido tan practicada hoy es olvidada o poco recordada?En este sentido, nuestro trabajo tiene como principal abordaje la Historia Cultural, por tratar del ámbito de las festividades, pero también hacemos uso de las discusiones sobre memoria, oralidad y fotografía.Teóricamente nos apoyamos en las discusiones sobre memoria presentes en Jacques Le Goff (1990) y Maurice Halbwachs (1969). Antônio Clarindo Barbosa de Souza (2015), Maria Clementina Cunha Pereira (2001) y Roberto da Matta (1983) para pensar el carnaval.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAMILLY JESSICA MARTINS FERNANDES - DISSERTAÇÃO (PPGH) 2022.pdfJamilly Jessica Martins Fernandes - Dissertação (PPGH) 20222.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.