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Title: A agência do sujeito nos muros do grafite: marcas da experiência nas práticas discursiva e social do(a)s grafiteiro(a)s.
Other Titles: The agency of the subject on graffiti walls: marks of experience in the discursive and social practices of graffiti artists.
???metadata.dc.creator???: DUARTE, Angelina Maria Luna Tavares.
Keywords: Grafiteiros;Práticas discursivas - grafiteiros;Muros de grafite;Grafite de muro;Graffiti artists;Discursive practices - graffiti artists;Graffiti walls;Wall graffiti
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DUARTE, Angelina Maria Luna Tavares. A agência do sujeito nos muros do grafite: marcas da experiência nas práticas discursiva e social do(a)s grafiteiro(a)s. In: I Colóquio Internacional de História. GT 01: História e Linguagens: interfaces com a literatura, o cinema e a fotografia. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36296
???metadata.dc.description.resumo???: No presente artigo, objetivamos promover uma discussão sobre as experiências socioculturais do grafite de muro – materializadas no discurso veiculado pelos sujeitos que produzem essa escrita urbana – a partir das contribuições teórico-metodológicas para a análise da realidade histórico-social, propostas pelo historiador inglês Edward Palmer Thompson. Nessas reflexões, enfocaremos, prioritariamente, o conceito de experiência, que consideramos fundamental para a compreensão dessa prática juvenil. Para tanto, lançaremos mão de alguns exemplos de excertos lingüísticos do grafite, constitutivos do corpus analítico de nossa pesquisa de mestrado, subsidiada pela Teoria Social do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001), que versou sobre a construção discursiva do grafite de muro em Campina Grande – PB. Num primeiro momento, faremos uma breve contextualização de E. P. Thompson, quando enfatizaremos seu antagonismo ao estruturalismo althusseriano, ao mesmo tempo em que lançaremos mão da contribuição de Gramsci para esse debate. Em seguida, abordaremos em que termos se apresenta a perspectiva teórico-metodológica de Thompson, quando, finalmente, após identificarmos e situarmos os grupos escolhidos como objeto analítico, estabeleceremos um diálogo entre as contribuições trazidas por esse historiador e as manifestações sócio-discursivas do grafite de muro.
Keywords: Grafiteiros
Práticas discursivas - grafiteiros
Muros de grafite
Grafite de muro
Graffiti artists
Discursive practices - graffiti artists
Graffiti walls
Wall graffiti
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36296
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A AGÊNCIA DO SUJEITO NOS MUROS DO GRAFITE - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 1 2008.pdfA agência do sujeito nos muros do grafite: marcas da experiência nas práticas discursiva e social do(a)s grafiteiro(a)s.- Anais de Evento I Colóquio Int. de Historia GT 1 2008 403.45 kBAdobe PDFView/Open


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