Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36296
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoNo presente artigo, objetivamos promover uma discussão sobre as experiências socioculturais do grafite de muro – materializadas no discurso veiculado pelos sujeitos que produzem essa escrita urbana – a partir das contribuições teórico-metodológicas para a análise da realidade histórico-social, propostas pelo historiador inglês Edward Palmer Thompson. Nessas reflexões, enfocaremos, prioritariamente, o conceito de experiência, que consideramos fundamental para a compreensão dessa prática juvenil. Para tanto, lançaremos mão de alguns exemplos de excertos lingüísticos do grafite, constitutivos do corpus analítico de nossa pesquisa de mestrado, subsidiada pela Teoria Social do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001), que versou sobre a construção discursiva do grafite de muro em Campina Grande – PB. Num primeiro momento, faremos uma breve contextualização de E. P. Thompson, quando enfatizaremos seu antagonismo ao estruturalismo althusseriano, ao mesmo tempo em que lançaremos mão da contribuição de Gramsci para esse debate. Em seguida, abordaremos em que termos se apresenta a perspectiva teórico-metodológica de Thompson, quando, finalmente, após identificarmos e situarmos os grupos escolhidos como objeto analítico, estabeleceremos um diálogo entre as contribuições trazidas por esse historiador e as manifestações sócio-discursivas do grafite de muro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleA agência do sujeito nos muros do grafite: marcas da experiência nas práticas discursiva e social do(a)s grafiteiro(a)s.pt_BR
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36296-
dc.date.accessioned2024-06-26T18:24:50Z-
dc.date.available2024-06-26-
dc.date.available2024-06-26T18:24:50Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectGrafiteirospt_BR
dc.subjectPráticas discursivas - grafiteirospt_BR
dc.subjectMuros de grafitept_BR
dc.subjectGrafite de muropt_BR
dc.subjectGraffiti artistspt_BR
dc.subjectDiscursive practices - graffiti artistspt_BR
dc.subjectGraffiti wallspt_BR
dc.subjectWall graffitipt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDUARTE, Angelina Maria Luna Tavares.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe agency of the subject on graffiti walls: marks of experience in the discursive and social practices of graffiti artists.pt_BR
dc.identifier.citationDUARTE, Angelina Maria Luna Tavares. A agência do sujeito nos muros do grafite: marcas da experiência nas práticas discursiva e social do(a)s grafiteiro(a)s. In: I Colóquio Internacional de História. GT 01: História e Linguagens: interfaces com a literatura, o cinema e a fotografia. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36296pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 01: História e Linguagens: Interfaces com a literatura, o cinema e a fotografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A AGÊNCIA DO SUJEITO NOS MUROS DO GRAFITE - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 1 2008.pdfA agência do sujeito nos muros do grafite: marcas da experiência nas práticas discursiva e social do(a)s grafiteiro(a)s.- Anais de Evento I Colóquio Int. de Historia GT 1 2008 403.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.