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dc.description.resumoNuma linguagem cinematográfica num período de 1920 a 1940, este artigo tem como objeto de estudo o fenômeno do Cangaço tendo como referência suas representações sociais.. O objetivo principal dessa pesquisa é identificar as representações do banditismo social nos filmes estabelecendo uma relação entre as reproduções cinematográficas e as ideologias presentes no período proposto. Temos então uma discussão bibliografia do tema nos apontando para um cangaço heterogêneo; um período marcado por levantes populares, no qual o cangaço pode ser discutido como reação a um sistema e também como manutenção política de um sistema. O trabalho faz uma abordagem cultural do cangaço numa perspectiva simbólica alheia e irredutível a da cultura dita ilustre, onde costumes populares estão num mundo à parte. Neste sentido, leva-se em consideração a formação da identidade do bandido social a partir da referência da cultura de violência; da economia do gado sob o sertanejo. Este debate nos faz refletir sobre a História do Brasil numa perspectiva interpretativa na qual podemos dialogar com outras ciências a exemplo das Ciências Sociais, Antropologia e Ciência Política.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleA cinematografia brasileira e a produção de discursos do cangaço: O Banditismo Social e suas representações (1920-1940).pt_BR
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36299-
dc.date.accessioned2024-06-26T18:58:04Z-
dc.date.available2024-06-26-
dc.date.available2024-06-26T18:58:04Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectCinematografia brasileirapt_BR
dc.subjectDiscursos do cangaçopt_BR
dc.subjectCangaço e cinemapt_BR
dc.subjectBanditismo socialpt_BR
dc.subjectRepresentações sociais - cangaçopt_BR
dc.subjectBrazilian cinematographypt_BR
dc.subjectCangaço speechespt_BR
dc.subjectCangaço and cinemapt_BR
dc.subjectSocial banditrypt_BR
dc.subjectSocial representations - cangaçopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Emeson Tavares da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBrazilian cinematography and the production of cangaço discourses: Social Banditry and its representations (1920-1940).pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Emeson Tavares da. A cinematografia brasileira e a produção de discursos do cangaço: O Banditismo Social e suas representações (1920-1940). In: I Colóquio Internacional de História. GT 01: História e Linguagens: : interfaces com a literatura, o cinema e a fotografia. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36299pt_BR
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A CINEMATOGRAFIA BRASILEIRA E A PRODUÇÃO DE DISCURSOS DO CANGAÇO - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 1 2008.pdfA cinematografia brasileira e a produção de discursos do cangaço: O Banditismo Social e suas representações (1920-1940). - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 1 2008 486.71 kBAdobe PDFView/Open


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