Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36299
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Numa linguagem cinematográfica num período de 1920 a 1940, este artigo tem como objeto de estudo o fenômeno do Cangaço tendo como referência suas representações sociais.. O objetivo principal dessa pesquisa é identificar as representações do banditismo social nos filmes estabelecendo uma relação entre as reproduções cinematográficas e as ideologias presentes no período proposto. Temos então uma discussão bibliografia do tema nos apontando para um cangaço heterogêneo; um período marcado por levantes populares, no qual o cangaço pode ser discutido como reação a um sistema e também como manutenção política de um sistema. O trabalho faz uma abordagem cultural do cangaço numa perspectiva simbólica alheia e irredutível a da cultura dita ilustre, onde costumes populares estão num mundo à parte. Neste sentido, leva-se em consideração a formação da identidade do bandido social a partir da referência da cultura de violência; da economia do gado sob o sertanejo. Este debate nos faz refletir sobre a História do Brasil numa perspectiva interpretativa na qual podemos dialogar com outras ciências a exemplo das Ciências Sociais, Antropologia e Ciência Política. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.title | A cinematografia brasileira e a produção de discursos do cangaço: O Banditismo Social e suas representações (1920-1940). | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36299 | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-26T18:58:04Z | - |
dc.date.available | 2024-06-26 | - |
dc.date.available | 2024-06-26T18:58:04Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Cinematografia brasileira | pt_BR |
dc.subject | Discursos do cangaço | pt_BR |
dc.subject | Cangaço e cinema | pt_BR |
dc.subject | Banditismo social | pt_BR |
dc.subject | Representações sociais - cangaço | pt_BR |
dc.subject | Brazilian cinematography | pt_BR |
dc.subject | Cangaço speeches | pt_BR |
dc.subject | Cangaço and cinema | pt_BR |
dc.subject | Social banditry | pt_BR |
dc.subject | Social representations - cangaço | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Emeson Tavares da. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Brazilian cinematography and the production of cangaço discourses: Social Banditry and its representations (1920-1940). | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Emeson Tavares da. A cinematografia brasileira e a produção de discursos do cangaço: O Banditismo Social e suas representações (1920-1940). In: I Colóquio Internacional de História. GT 01: História e Linguagens: : interfaces com a literatura, o cinema e a fotografia. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36299 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 01: História e Linguagens: Interfaces com a literatura, o cinema e a fotografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A CINEMATOGRAFIA BRASILEIRA E A PRODUÇÃO DE DISCURSOS DO CANGAÇO - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 1 2008.pdf | A cinematografia brasileira e a produção de discursos do cangaço: O Banditismo Social e suas representações (1920-1940). - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 1 2008 | 486.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.