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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36299
Title: | A cinematografia brasileira e a produção de discursos do cangaço: O Banditismo Social e suas representações (1920-1940). |
Other Titles: | Brazilian cinematography and the production of cangaço discourses: Social Banditry and its representations (1920-1940). |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Emeson Tavares da. |
Keywords: | Cinematografia brasileira;Discursos do cangaço;Cangaço e cinema;Banditismo social;Representações sociais - cangaço;Brazilian cinematography;Cangaço speeches;Cangaço and cinema;Social banditry;Social representations - cangaço |
Issue Date: | 2008 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Emeson Tavares da. A cinematografia brasileira e a produção de discursos do cangaço: O Banditismo Social e suas representações (1920-1940). In: I Colóquio Internacional de História. GT 01: História e Linguagens: : interfaces com a literatura, o cinema e a fotografia. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36299 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Numa linguagem cinematográfica num período de 1920 a 1940, este artigo tem como objeto de estudo o fenômeno do Cangaço tendo como referência suas representações sociais.. O objetivo principal dessa pesquisa é identificar as representações do banditismo social nos filmes estabelecendo uma relação entre as reproduções cinematográficas e as ideologias presentes no período proposto. Temos então uma discussão bibliografia do tema nos apontando para um cangaço heterogêneo; um período marcado por levantes populares, no qual o cangaço pode ser discutido como reação a um sistema e também como manutenção política de um sistema. O trabalho faz uma abordagem cultural do cangaço numa perspectiva simbólica alheia e irredutível a da cultura dita ilustre, onde costumes populares estão num mundo à parte. Neste sentido, leva-se em consideração a formação da identidade do bandido social a partir da referência da cultura de violência; da economia do gado sob o sertanejo. Este debate nos faz refletir sobre a História do Brasil numa perspectiva interpretativa na qual podemos dialogar com outras ciências a exemplo das Ciências Sociais, Antropologia e Ciência Política. |
Keywords: | Cinematografia brasileira Discursos do cangaço Cangaço e cinema Banditismo social Representações sociais - cangaço Brazilian cinematography Cangaço speeches Cangaço and cinema Social banditry Social representations - cangaço |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36299 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 01: História e Linguagens: Interfaces com a literatura, o cinema e a fotografia |
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A CINEMATOGRAFIA BRASILEIRA E A PRODUÇÃO DE DISCURSOS DO CANGAÇO - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 1 2008.pdf | A cinematografia brasileira e a produção de discursos do cangaço: O Banditismo Social e suas representações (1920-1940). - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 1 2008 | 486.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
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