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dc.description.resumoA categoria analítica, denominada cultura histórica, encontra-se, ainda, em construção; visto que as palavras que a compõem (cultura e histórica - numa derivação de história) 1, por si só, suscitam bastantes reflexões, dado o seu caráter polissêmico diante das várias possibilidades de uso na nossa língua. Todavia, não há impossibilidades, no sentido de agregar esforços para refletir acerca de tal conceituação. Segundo Le Goff (1996: p.47-76). Bernard Guenée utilizou a expressão cultura histórica, para designar “a bagagem profissional do historiador, a sua biblioteca de obras históricas, o público e a audiência dos historiadores” (LE GOFF, 1996: p.48); em outras palavras a noção foi explicitada em referência ao metier do historiador, limitando-se, portanto, ao campo da história profissional. Conquanto, Le Goff fará acréscimos a essa noção quando diz que a cultura histórica é “a relação que uma sociedade, na sua psicologia coletiva, mantém com o passado” (1996: p.48). O autor chama os historiadores à reflexão em torno dos limites aos quais a história (feita por profissionais) impor-se-á. Ele afirma que a história da história não deve se preocupar apenas com a produção histórica profissional, mas com todo um conjunto de fenômenos que forjam a cultura histórica/mentalidade histórica.( LE GOFF, 1996: p. 48) Já, Élio Chaves Flores (2007: p. 83-102), apresenta a noção de cultura histórica de forma mais consistente e sistematizada, além de comportar uma carga mais ampliada, em relação às proposições de Guenée e Le Goff (1996) e enfoca que a opção pela cultura histórica está balizada numa clivagem essencial: a qualificação do historiador de ofício (formação do historiador e ensino de história) e; a produção e difusão de uma tradição escrita e midiática realizada por não profissionais. Dessa forma ao se reconhecer que a cultura histórica não está exclusivamente presa ao ofício do historiador, é necessário que aprofundem as pesquisas para a própria comunidade de historiadores (FLORES, 2007: p. 85).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleCinema e História: um lugar de cultura histórica.pt_BR
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36317-
dc.date.accessioned2024-06-27T11:14:16Z-
dc.date.available2024-06-27-
dc.date.available2024-06-27T11:14:16Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectCultura históricapt_BR
dc.subjectCinema e Históriapt_BR
dc.subjectHistória e Cinemapt_BR
dc.subjectCinema como fonte históricapt_BR
dc.subjectHistorical culturept_BR
dc.subjectCinema and Historypt_BR
dc.subjectHistory and Cinemapt_BR
dc.subjectCinema as a historical sourcept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBASTOS, Adeilma Carneiro.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCinema and History: a place of historical culture.pt_BR
dc.identifier.citationBASTOS, Adeilma Carneiro. Cinema e História: um lugar de cultura histórica. In: I Colóquio Internacional de História. GT 01: História e Linguagens: : interfaces com a literatura, o cinema e a fotografia. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36317pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 01: História e Linguagens: Interfaces com a literatura, o cinema e a fotografia

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CINEMA E HISTÓRIA - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 1 2008.pdfCinema e História: um lugar de cultura histórica. - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 1 2008298.32 kBAdobe PDFView/Open


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