Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36319
Title: Ensino da História local: novas abordagens modificando a educação.
Other Titles: Teaching local history: new approaches modifying education.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Eliana Figueiredo da.
AIRES, José Luciano de Queiroz.
Keywords: História local;Ensino de História local;Jackson do Pandeiro;Música paraibana;História de Campina Grande;Música e ensino de História;Saudade - Circe Bittencourt;Música popular;Alô Alô Campina Grande - Jackson do Pandeiro - música;Forró em Campina Grande - Jackson do Pandeiro - música;Forró de Zé Lagoa - - Jackson do Pandeiro - música;Local history;Teaching local history;Jackson do Pandeiro;Paraíba music;History of Campina Grande;Music and History teaching;Longing - Circe Bittencourt;Popular music;Alô Alô Campina Grande - Jackson do Pandeiro - music;Forró in Campina Grande - Jackson do Pandeiro - music;Forró by Zé Lagoa - - Jackson do Pandeiro - music
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Eliana Figueiredo da; AIRES, José Luciano de Queiroz. Ensino da História local: novas abordagens modificando a educação. In: I Colóquio Internacional de História. GT 01: História e Linguagens: interfaces com a literatura, o cinema e a fotografia. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36319
???metadata.dc.description.resumo???: Considerando a multiplicidade de documentos possíveis de serem utilizados pelo pesquisador/professor de história, preferimos utilizar a música de Jackson do Pandeiro como recurso para ensinar a história de Campina Grande, com o objetivo de usar novas linguagens no ensino básico. Escolhemos três músicas para tratar questões especificas: “ALÔ ALÔ CAMPINA GRANDE” para perceber a modernização e as festividades campinenses; “FORRÓ EM CAMPINA” para perceber a saudade, perda imaterial e simbólica, e; “FORRÓ DE ZÉ LAGOA” para compreender o conflito social nesta época. Para tanto, nos apropriamos, metodologicamente, dos trabalhos de Silêde Cavalcante, Fábio Gutemberg Sousa e Antônio Clarindo Souza sendo os dois últimos e Durval Muniz, para o conceito de saudade Circe Bittencourt para as novas metodologias do ensino de história, fundamentadores teóricos deste trabalho. Para compreender o contexto em que se insere a música popular de Jackson do Pandeiro buscamos principalmente em José Tinhorão. A fonte das músicas trabalhadas foram SITES e CD sem maiores referências. Concluímos que a “música popular” é uma fonte rica para a pesquisa e produção de materiais didáticos pelo professor/pesquisador e que a música de Jackson do Pandeiro pode ser muito reveladora da cultura e da sociedade da cidade se e problematizada de acordo com os métodos da pesquisa histórica de maneira que possa ser bem aproveitada como recurso didático na sala de aula.
Keywords: História local
Ensino de História local
Jackson do Pandeiro
Música paraibana
História de Campina Grande
Música e ensino de História
Saudade - Circe Bittencourt
Música popular
Alô Alô Campina Grande - Jackson do Pandeiro - música
Forró em Campina Grande - Jackson do Pandeiro - música
Forró de Zé Lagoa - - Jackson do Pandeiro - música
Local history
Teaching local history
Jackson do Pandeiro
Paraíba music
History of Campina Grande
Music and History teaching
Longing - Circe Bittencourt
Popular music
Alô Alô Campina Grande - Jackson do Pandeiro - music
Forró in Campina Grande - Jackson do Pandeiro - music
Forró by Zé Lagoa - - Jackson do Pandeiro - music
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Música.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36319
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 01: História e Linguagens: Interfaces com a literatura, o cinema e a fotografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENSINO DA HISTÓRIA LOCAL - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 1 2008.pdfEnsino da História local: novas abordagens modificando a educação. - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 1 2008287.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.