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dc.creator.IDARANHA, G. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1710555950559889pt_BR
dc.contributor.advisor1MELO, Josemir Camilo de.-
dc.contributor.advisor1IDMELO, J. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1667407605104755pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é analisar o processo de expansão da economia algodoeira em Campina Grande em sua relação com a estrada de ferro inglesa, a Great Western of Brasil Eailway. Neste sentido, procuramos identificar o papel que essa estrada de ferro desempenhou para que essa cidade fosse erigida à condição de importante polo mercantil algodoeiro. Nessa perspectiva, tivemos a preocupação de demonstrar que o vínculo algodão-ferrovia produziu um efeito polarizador, transformando a cidade no grande empório do Sertão. Especializando-se na realização da circulação mercantil algodoeira, Campina torna-se, por isso mesmo, um polo com ampla influência no espaço regional. Todo esse processo é indicativo de que a praça campinense concentra a maior parte do comércio algodoeiro levado a efeito nesse espaço regional, o que a mantém com a função de homogeneizar/hegemonizar a atuação do capital gerado no bojo dessa atividade mercantil. No que se refere ao papel desempenhado pela estrada de ferro, partimos da hipótese de que Campina Grande não teria se transformado num importante polo mercantil caso não tivesse sido contemplada por esse meio de transporte. Em sua vantajosa posição de ponto terminal da estrada de ferro, posição em que consegue se manter durante meio século (1907-1357), para essa praça convergia praticamente todo o comércio do interior de além-trilhos, na direção do oeste paraibano e de algumas áreas dos chamados Estados limítrofes. Desta forma, inúmeras áreas interioranas são polarizadas por Campina Grande, que realiza, através da estrada de ferro, a circulação mercantil entre as áreas sertanejas e as praças portuárias. Assim sendo, os meios de transportes nas áreas de além trilhos tornam-se caudatários da estrada de ferro em Campina Grande. No caso, as tropas de burros e os caminhões. Em resumo , a análise da relação entre economia algodoeira e transportes, com destaque para a estrada de ferro, constitui, na verdade, o objetivo maior deste trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSociologia-
dc.titleCampina Grande no espaço econômico regional: estrada de ferro, tropeiros e empório comercial algodoeiro (1907-1957).pt_BR
dc.date.issued1991-12-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3631-
dc.date.accessioned2019-04-30T16:04:25Z-
dc.date.available2019-04-30-
dc.date.available2019-04-30T16:04:25Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectSociologia rural-
dc.subjectRural sociology-
dc.subjectEconomia regional-
dc.subjectEconomía regional-
dc.subjectRegional Economy-
dc.subjectAlgodão-
dc.subjectCotton-
dc.subjectAlgodón-
dc.subjectComércio de algodão-
dc.subjectComercio de algodón-
dc.subjectCotton trade-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARANHA, Gervácio Batista.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCampina Grande in the regional economic space: railroad, tropeiros and commercial cotton emporium (1907-1957).pt_BR
dc.identifier.citationARANHA, Gervácio Batista. Campina Grande no espaço econômico regional: estrada de ferro, tropeiros e empório comercial algodoeiro (1907-1957). 1991. 324f. (Dissertação de Mestrado em Sociologia Rural), Curso de Mestrado em Sociologia Rural, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba - Campina Grande - PB - Campus II - Brasil, 1991. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3631pt_BR
dc.description.resumeL’objectif de ce travail est d’analyser le processus d’expansion de l’économie cotonnière à Campina Grande dans ses relations avec le chemin de fer anglais, le Great Western du Brésil. En ce sens, nous essayons d’identifier le rôle que cela ville de fer, de sorte que cette ville a été érigée à la condition de important pôle commercial du coton. De ce point de vue, nous avons cherché à démontrer que la liaison rail-coton avait produit un effet polarisant, transformer la ville en le grand emporium du Sertão. Spécialisé dans la circulation commerciale du coton, Campina devient donc un pôle ayant une grande influence dans l'espace régional. Ce processus est révélateur du fait que la principale place de la Campanie concentre la majeure partie du commerce du coton réalisé dans cet espace régional, qui le maintient avec la fonction d'homogénéiser / hégémoniser la performance du capital généré dans le renflement de cette activité marchande. En ce qui concerne le rôle joué par le chemin de fer, nous supposons que Campina Grande ne serait pas devenue un centre commercial important si elle n’avait pas été couverts par ce moyen de transport. Dans sa position avantageuse terminus de chemin de fer, où vous pouvez maintenir pendant un demi-siècle (1907-1357), à cette place pratiquement tout le commerce de l'intérieur des au-delà-rails, en direction du Paraibano occidental et de certaines zones des États limitrophes appelés. De cette manière, Campina Grande polarise de nombreux espaces intérieurs qui assure, par le biais du chemin de fer, la circulation marchande entre les zones de sertanejas et les places du port. Par conséquent, les moyens de transport dans les zones situées au-delà des rails deviennent les caudates du chemin de fer à Campina Grande. Dans ce cas, les troupes d'ânes et les camions. En résumé, l’analyse des relations entre l’économie cotonnière et les transports, en particulier les chemins de fer, est en fait le principal objectif de ce travail.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

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GERVÁCIO BATISTA ARANHA - DISSERTAÇÃO PPGCS 1991.pdfGervácio Batista Aranha - Dissertação PPGCS CH 199178.24 MBAdobe PDFView/Open


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