Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36348
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDAMARAL, N. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9717010232981011pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8863482545802399pt_BR
dc.contributor.referee1MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.-
dc.contributor.referee1IDMIRANDA, M. C. G.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3255658356923420pt_BR
dc.contributor.referee2TORRES, Denise Xavier.-
dc.contributor.referee2IDTORRES, D. X.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6913539254861756pt_BR
dc.description.resumoNo contexto de pandemia da Covid-19 os professores de Sociologia das Escolas Técnicas Estaduais de Pernambuco tiveram primeiramente, de forma emergencial, que se adaptarem para manter o atendimento pedagógico no ensino EAD e posteriormente se reinventarem para adequar suas práxis ao Ensino Remoto, evoluindo para o Ensino Híbrido com uma proposta mais clara e detalhada de Educação no contexto da pandemia. Esse contexto trouxe desafios inimagináveis para o sistema educacional do Brasil e do mundo que certamente deixará contribuições positivas ou negativas para a Educação. Com base nisso, essa pesquisa teve por objetivo construir um diagnóstico do ensino de Sociologia realizado nas Escolas Técnicas Estaduais (ETES), da Gerência Regional de Educação do Sertão do Alto Pajeú (GRESAP) durante o contexto da Pandemia da Covid-19, no período de 2020/2021, identificando os desafios enfrentados e as possibilidades de melhorias no ensino da disciplina a partir das experiências vividas pelos docentes. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da pesquisa com utilização de questionário on line. O mesmo foi aplicado através do google forms. Ao final identificamos que existiram muitos desafios impostos aos professores no período da pandemia da COVID-19, entre eles se destacaram a falta de suporte material e de conhecimento para as aulas remotas e a dificuldade de adequação das aulas ao formato, entre outros. Mas também foi possível identificar alguns avanços como o investimento em material de suporte tecnológico para os professores e a ampliação do olhar dos professores para o uso das tecnologias na sala de aula. Concluiu-se ainda que mesmo com todo suporte tecnológico a disposição quem realmente fez a diferença foi a pré-disposição dos docentes em manter o contato dos estudantes com a escola e com isso minimizou, dentro das possibilidades, o prejuízo no processo de ensino aprendizagem, o trabalho do professor faz a diferença.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSociologia.pt_BR
dc.titleDesafios e possibilidades no ensino de Sociologia em tempos da pandemia da COVID-19 nas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs)da Gerência Regional de Educação do Sertão do Alto Pajeú (GRESAP).pt_BR
dc.date.issued2023-10-24-
dc.description.abstractIn the context of the Covid-19 pandemic, Sociology teachers at the State Technical Schools of Pernambuco had to first, on an emergency basis, adapt to maintain pedagogical service in distance learning and subsequently reinvent themselves to adapt their practices to Remote Teaching, evolving to Hybrid Learning with a clearer and more detailed proposal for Education in the context of the pandemic. This context brought unimaginable challenges to the educational system in Brazil and the world, which will certainly leave positive or negative contributions to Education. Based on this, this research aimed to build a diagnosis of Sociology teaching carried out in the State Technical Schools (ETES), of the Sertão do Alto Pajeú Regional Education Management (GRESAP) during the context of the Covid-19 Pandemic, in the period 2020/2021, identifying the challenges faced and the possibilities for improvements in teaching the subject based on the experiences lived by teachers. To carry out this research, we used the assumptions of qualitative research, through research using an online questionnaire. The research was carried out using Google Forms. In the end, we identified that there were many challenges imposed on teachers during the COVID-19 pandemic period, including the lack of material support and knowledge for remote classes and the difficulty in adapting classes to the format, among others. But it was also possible to identify some advances such as investment in technological support material for teachers and the expansion of teachers' perspective on the use of technology in the classroom. It was also concluded that even with all the technological support available, what really made the difference was the willingness of teachers to maintain student contact with the school and thus minimize, within the possibilities, the damage to the teaching-learning process, the The teacher's work makes a difference.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36348-
dc.date.accessioned2024-06-27T19:22:06Z-
dc.date.available2024-06-27-
dc.date.available2024-06-27T19:22:06Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
dc.subjectPandemia de COVID-19pt_BR
dc.subjectEducação em tempos de pandemiapt_BR
dc.subjectEscolas Técnicas Estaduais – Pernambucopt_BR
dc.subjectDesafios de ensino – Sociologiapt_BR
dc.subjectGerência Regional de Educação do Alto Sertão do Pajeú – PEpt_BR
dc.subjectTeaching Sociologypt_BR
dc.subjectCOVID-19 pandemic. 3. Education in times of pandemicpt_BR
dc.subjectState Technical Schools – Pernambucopt_BR
dc.subjectTeaching challenges – Sociologypt_BR
dc.subjectRegional Education Management of Alto Sertão do Pajeú – PEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorAMARAL, Niedson do Nascimento.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeChallenges and possibilities in teaching Sociology in times of the COVID-19 pandemic in State Technical Schools (ETEs) of the Sertão do Alto Pajeú Regional Education Management (GRESAP).pt_BR
dc.identifier.citationAMARAL, Niedson do Nascimento. Desafios e possibilidades no ensino de Sociologia em tempos da pandemia da COVID-19 nas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs)da Gerência Regional de Educação do Sertão do Alto Pajeú (GRESAP). 2024. 99f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36348pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NIEDSON DO NASCIMENTO AMARAL - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2023..pdfNiedson do Nascimento Amaral. - Dissertação PROFSOCIO CDSA 20232.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.