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dc.description.resumoA defesa dos direitos da criança e do adolescente tem sido frequentemente discutida em nossa sociedade, prioritariamente no ensejo das políticas públicas e nas conferências que tratam deste assunto. Mas, como lembra Szymanski (2005) nem sempre a individualidade da criança foi respeitada e muito tempo se passou em que ela era vista como um brinquedo para divertir os adultos ou ainda mero objeto sexual. Ao analisar a história da política da criança e do adolescente nos deparamos com situações de trabalho infantil, inserção precoce no universo adulto e práticas de infanticídio. Somente com as mudanças culturais ocorridas pelo crescimento da vida urbana a partir do século XV é que a criança passa a ser integrada na comunidade através da educação escolar e a ser tratada como indivíduo de direito, fato reforçado, no Brasil, pela aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente em 13 de julho de 1993 –lei 8.069/93- que passou a vigorar em 12 de outubro daquele mesmo ano. Cabe assim, ao Estado e a toda sociedade a preservação dos direitos à vida, saúde, alimentação, educação, esporte, lazer, profissionalização, cultura, dignidade, respeito, liberdade, e convivência familiar e comunitária (ECA, art. 4°). Este trabalho discute a identidade da criança fazendo uma apresentação sobre as singularidades dela e sua relação com a família, a escola e o meio social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleA criança e o meio sócio-cultural: relações múltiplas e constituição de identidadept_BR
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36372-
dc.date.accessioned2024-06-28T13:51:37Z-
dc.date.available2024-06-28-
dc.date.available2024-06-28T13:51:37Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectIdentidade da criançapt_BR
dc.subjectCriança e identidadept_BR
dc.subjectDireitos da criançapt_BR
dc.subjectMeio social - criançaspt_BR
dc.subjectCriança e escolapt_BR
dc.subjectCriança e adultospt_BR
dc.subjectFamília e criançaspt_BR
dc.subjectCriança e sociedadept_BR
dc.subjectChild's identitypt_BR
dc.subjectChild and identitypt_BR
dc.subjectChildren's rightspt_BR
dc.subjectSocial environment - childrenpt_BR
dc.subjectChild and schoolpt_BR
dc.subjectChild and adultspt_BR
dc.subjectFamily and childrenpt_BR
dc.subjectChild and societypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorQUERINO, Anmaina Andriola.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe child and the socio-cultural environment: multiple relationships and identity constitutionpt_BR
dc.identifier.citationQUERINO, Anmaina Andriola. A criança e o meio sócio-cultural: relações múltiplas e constituição de identidade. In: I Colóquio Internacional de História. GT 02: Cultura e Identidade: Perspectivas e Desafios no Campo da História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36372pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 02: Cultura e Identidade: Perspectivas e Desafios no Campo da História.

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A CRIANÇA E O MEIO SÓCIO-CULTURAL - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 2 2008.pdfA criança e o meio sócio-cultural: relações múltiplas e constituição de identidade. - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 2 2008196.33 kBAdobe PDFView/Open


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