Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36408
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste resumo faz parte de um trabalho que teve e tem a pretensão de analisar a cultura e a identidade na autoria do sertanejo dentro da obra de Luiz Gonzaga – e como essa representação pode ser compreendida dentro da mundialização da cultura, pois percebemos na nossa realidade, apropriações dentro da música regional ou de “raiz”, apropriações, estas, realizadas com o fito de legitimar uma volta às origens da música regional. Optamos pelo recorte temporal dos anos 1940 até 1960, período que melhor retrata o objeto, que é analisar a obra de Luiz Gonzaga nos concentrando, basicamente, no caráter representativo do mesmo para com o sertanejo (a) e suas práticas culturais. A apropriação que o autor fez dos cantadores de feiras, dos “sambas” 1 que aconteciam nos sítios de sua infância. Discutindo como esta leitura foi gestada e veiculada pela nascente indústria do rádio, procurando compreender o significado que esse fenômeno representou para o cotidiano da época, como se organizou, e a partir de que meios, de que necessidades ele foi sendo imbuído, já que, ainda hoje, o cancioneiro popular é desconhecido pela maioria de nós. Assim, analisando os interesses que possibilitaram a ascensão da música tida por “regional” dentro do cenário nacional, sobretudo na época, onde o que mais se falava era sobre o progresso, o novo, o padrão internacional, e entendendo até que ponto o ideário moderno de ode as mudanças foi absorvidos pela realidade de 1940, é compreendida em seus dias. É interessante esse dualismo, onde ao mesmo tempo em que se almejam as mudanças, e se prega a necessidade delas, tem-se o medo, a insegurança, em que se faz necessária à manutenção de algo conhecido, algo legitimado, algo “sacramentado” pelo cotidiano. E, é ai que se começa a apropriação da cultura popular, visando uma identidade, visando o fortalecimento de um grupo, ou mesmo a sua criação, onde temos uma produção de estratégias e práticas culturais que visam à absorção de um grupo por outro enquanto possuidor de uma identidade nacional, no caso desse estudo do sertanejo(a) nordestino(a).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqMúsica.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleLuiz Gonzaga: astúcias e falácias na construção da identidade do sertanejo.pt_BR
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36408-
dc.date.accessioned2024-07-02T15:16:51Z-
dc.date.available2024-07-02-
dc.date.available2024-07-02T15:16:51Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectIdentidade - sertanejopt_BR
dc.subjectLuiz Gonzaga - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectSertanejo nordestino - cultura e identidadept_BR
dc.subjectCultura e identidade - sertanejo nordestinopt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectIdentity - backcountrypt_BR
dc.subjectLuiz Gonzaga - criticism and interpretationpt_BR
dc.subjectNortheastern backcountry - culture and identitypt_BR
dc.subjectCulture and identity - northeastern country peoplept_BR
dc.subjectPopular culturept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFIGUEIRÊDO, Ana Flávia Dantas.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLuiz Gonzaga: cunning and fallacies in the construction of countryman identity.pt_BR
dc.identifier.citationFIGUEIRÊDO, Ana Flávia Dantas. Luiz Gonzaga: astúcias e falácias na construção da identidade do sertanejo. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 02: Cultura e Identidade: Perspectivas e Desafios no Campo da História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36408pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 02: Cultura e Identidade: Perspectivas e Desafios no Campo da História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUIZ GONZAGA ASTÚCIAS E FALACIAS - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 2 2008.pdfLuiz Gonzaga: astúcias e falácias na construção da identidade do sertanejo. - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 2 2008269.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.