Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36409
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoSinônimo, para muitos, de lazer e diversão, o turismo é uma atividade econômica e social muito comentada na atualidade. Não só no que se refere à atividade em si, mas por sua inserção em nosso cotidiano. Passar um tempo longe de uma rotina estafante para “aproveitar o que a vida tem de melhor”, não só em termos de evasão como de ócio, passa a ser um objetivo buscado por grande parte da população mundial. No senso comum o turismo refere-se ao ato de viajar, por prazer, para novas localidades em sua maioria prontas para receber o hóspede. Contudo, por trás desta atividade há toda uma complexidade de redes sociais, econômicas, culturais, ambientais, entre outras. Como afirma Ouriques (2005): O turismo, que a princípio vive da apropriação do estético, isto é, do conhecimento sensível, fundamenta-se, como qualquer atividade econômica capitalista, na exploração da força de trabalho por parte do capital. Contudo, talvez mais do que qualquer outro setor, parece estar totalmente desvinculado dessa relação social. (Ouriques, 2005: 49).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqTurismo.pt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleO consumo de História: o turismo cultural e suas perspectivas atuaispt_BR
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36409-
dc.date.accessioned2024-07-02T15:20:31Z-
dc.date.available2024-07-02-
dc.date.available2024-07-02T15:20:31Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectTurismo culturalpt_BR
dc.subjectHistória e Turismopt_BR
dc.subjectConsumo de História - turismopt_BR
dc.subjectCultural tourismpt_BR
dc.subjectHistory and Tourismpt_BR
dc.subjectConsumption of History - tourismpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPONTES, Anna Maria de Lira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe consumption of History: cultural tourism and its current perspectivespt_BR
dc.identifier.citationPONTES, Anna Maria de Lira. O consumo de História: o turismo cultural e suas perspectivas atuais. In: I Colóquio Internacional de História. GT 02: Cultura e Identidade: Perspectivas e Desafios no Campo da História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36409pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 02: Cultura e Identidade: Perspectivas e Desafios no Campo da História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O CONSUMO DE HISTÓRIA - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 2 2008.pdfO consumo de História: o turismo cultural e suas perspectivas atuais. - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 2 2008242.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.