Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36414
Title: Ensino de Matemática na perspectiva crítica em uma turma multisseriada de uma escola do campo.
Other Titles: Teaching Mathematics from a critical perspective in a multigrade class at a rural school.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Edilene de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Aldinete Silvino de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Marinalva Valdivino dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
Keywords: Educação Matemática Crítica;Ensino de Matmeática;Escola do campo;Turma multisseriada;Educação do Campo;Critical Mathematics Education;Teaching Mathematics;Country school;Multigrade class;Rural Education
Issue Date: 17-May-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, Edilene de Oliveira. Ensino de Matemática na perspectiva crítica em uma turma multisseriada de uma escola do campo. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36414
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa trata sobre o ensino de Matemática em uma turma multisseriada do campo e ancora-se nos estudos sobre Educação do Campo e as turmas multisseriadas e o ensino de Matemática em uma perspectiva crítica. A escola participante da pesquisa, localiza-se em uma comunidade do campo no município de Alagoa Grande-PB. Utilizamos a análise documental como procedimento metodológico para analisar as atividades de Matemática registradas em um caderno de um estudante da turma multisseriada do 2º e 3º Ano do Ensino Fundamental. Realizamos também uma entrevista semiestrutura com a professora da turma. Os resultados do estudo apontam que mesmo não tendo identificado no registro das atividades de Matemática no caderno do estudante, a contextualização das atividades com a Convivência com o Semiárido pode ter sido proposta pela professora durante outras atividades. Recomendamos a realização de pesquisas futuras sobre a temática, uma vez que as escolas multisseriadas do campo representam a resistência dos camponeses e a luta por uma educação socialmente referenciada pelas pessoas do campo.
Abstract: The research deals with the teaching of Mathematics in a multigrade class in the countryside and is anchored in studies on Rural Education and multigrade classes and the teaching of Mathematics in a critical perspective. The school participating in the research is located in a rural community in the municipality of Alagoa Grande-PB. We used document analysis as a methodological procedure to analyze the Mathematics activities recorded in a notebook of a student in the multigrade class of the 2nd and 3rd Year of Elementary School. We also carried out a semi-structured interview with the class teacher. The results of the study indicate that even though Mathematics activities were not identified in the student's notebook, the contextualization of activities with Coexistence with the Semi-Arid region may have been proposed by the teacher during other activities. We recommend carrying out future research on the topic, since multigrade schools in the countryside represent the resistance of peasants and the fight for an education that is socially referenced by rural people.
Keywords: Educação Matemática Crítica
Ensino de Matmeática
Escola do campo
Turma multisseriada
Educação do Campo
Critical Mathematics Education
Teaching Mathematics
Country school
Multigrade class
Rural Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação do Campo.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36414
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDILENE DE OLIVEIRA NASCIMENTO - TCC LECAMPO CDSA 2024..pdfEdilene de Oliveira Nascimento. - TCC LECAMPO CDSA 2024791.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.