Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36414
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNASCIMENTO, E. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9204685963035022pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Aldinete Silvino de.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1889-5274pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7418494748398866pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Marinalva Valdivino dos.-
dc.contributor.referee1IDSANTOS, M. V.pt_BR
dc.contributor.referee2CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6364-3466pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3274805623219013pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa trata sobre o ensino de Matemática em uma turma multisseriada do campo e ancora-se nos estudos sobre Educação do Campo e as turmas multisseriadas e o ensino de Matemática em uma perspectiva crítica. A escola participante da pesquisa, localiza-se em uma comunidade do campo no município de Alagoa Grande-PB. Utilizamos a análise documental como procedimento metodológico para analisar as atividades de Matemática registradas em um caderno de um estudante da turma multisseriada do 2º e 3º Ano do Ensino Fundamental. Realizamos também uma entrevista semiestrutura com a professora da turma. Os resultados do estudo apontam que mesmo não tendo identificado no registro das atividades de Matemática no caderno do estudante, a contextualização das atividades com a Convivência com o Semiárido pode ter sido proposta pela professora durante outras atividades. Recomendamos a realização de pesquisas futuras sobre a temática, uma vez que as escolas multisseriadas do campo representam a resistência dos camponeses e a luta por uma educação socialmente referenciada pelas pessoas do campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação do Campo.pt_BR
dc.titleEnsino de Matemática na perspectiva crítica em uma turma multisseriada de uma escola do campo.pt_BR
dc.date.issued2024-05-17-
dc.description.abstractThe research deals with the teaching of Mathematics in a multigrade class in the countryside and is anchored in studies on Rural Education and multigrade classes and the teaching of Mathematics in a critical perspective. The school participating in the research is located in a rural community in the municipality of Alagoa Grande-PB. We used document analysis as a methodological procedure to analyze the Mathematics activities recorded in a notebook of a student in the multigrade class of the 2nd and 3rd Year of Elementary School. We also carried out a semi-structured interview with the class teacher. The results of the study indicate that even though Mathematics activities were not identified in the student's notebook, the contextualization of activities with Coexistence with the Semi-Arid region may have been proposed by the teacher during other activities. We recommend carrying out future research on the topic, since multigrade schools in the countryside represent the resistance of peasants and the fight for an education that is socially referenced by rural people.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36414-
dc.date.accessioned2024-07-02T15:52:59Z-
dc.date.available2024-07-02-
dc.date.available2024-07-02T15:52:59Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação Matemática Críticapt_BR
dc.subjectEnsino de Matmeáticapt_BR
dc.subjectEscola do campopt_BR
dc.subjectTurma multisseriadapt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectCritical Mathematics Educationpt_BR
dc.subjectTeaching Mathematicspt_BR
dc.subjectCountry schoolpt_BR
dc.subjectMultigrade classpt_BR
dc.subjectRural Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Edilene de Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching Mathematics from a critical perspective in a multigrade class at a rural school.pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Edilene de Oliveira. Ensino de Matemática na perspectiva crítica em uma turma multisseriada de uma escola do campo. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36414pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDILENE DE OLIVEIRA NASCIMENTO - TCC LECAMPO CDSA 2024..pdfEdilene de Oliveira Nascimento. - TCC LECAMPO CDSA 2024791.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.