Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36426
Title: Saberes tradicionais da Comunidade Caiana dos Crioulos: relação entre a produção da farinha e o ensino de Matemática.
Other Titles: Traditional knowledge of the Caiana dos Crioulos Community: relationship between flour production and Mathematics teaching.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Ednalva Josefa da Silva Nascimento.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Aldinete Silvino de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Marinalva Valdevino dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos
Keywords: Educação escolar quilombola;Educação do Campo;Saberes tradicionais;Ensino de Matemática;Comunidade quilombola Caiana dos Crioulos;Caiana dos Crioulos – comunidade quilombola;Educação Matemática;Quilombola school education;Rural Education;Traditional knowledge;Teaching Mathematics;Caiana dos Crioulos quilombola community;Mathematics Education
Issue Date: 17-May-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Ednalva Josefa da Silva Nascimento. Saberes tradicionais da Comunidade Caiana dos Crioulos: relação entre a produção da farinha e o ensino de Matemática. 2024. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36426
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa versa sobre os saberes tradicionais da comunidade quilombola Caiana dos Crioulos, na perspectiva de estabelecer relações entre a produção de farinha da comunidade e o ensino de Matemática. Para compreender a temática, buscamos respostas à questão central: que relações podemos estabelecer entre os saberes tradicionais da comunidade quilombola na produção de farinha e o ensino de Matemática? A investigação teve por objetivo geral compreender como acontece a produção de farinha na comunidade quilombola Caiana dos Crioulos, com vista a estabelecer relações entre os saberes tradicionais e o ensino de Matemática, seguido dos objetivos específicos: (i) identificar as práticas e os saberes da produção de farinha da comunidade quilombola; (ii) estabelecer relações entre os saberes da produção de farinha e o ensino de Matemática. O estudo foi realizado na comunidade quilombola Caiana dos Crioulos com a participação de 02 mulheres camponesas que trabalham na produção de farinha, 01 estudante do 9º Ano do Ensino Fundamental e 01 professor da Matemática da escola quilombola. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam que a matemática está presente nas atividades da produção da casa de farinha e que cabe a escola explorar esses ambientes, favorecendo aos alunos a oportunidade de aprender com os saberes ancestrais. O estudo abre possibilidades para estudar o papel do ensino de Matemática em comunidades quilombolas.
Abstract: The research focuses on the traditional knowledge of the Caiana dos Crioulos quilombola community, with a view to establishing relationships between the community's flour production and Mathematics teaching. To understand the theme, we seek answers to the central question: what relationships can we establish between the traditional knowledge of the quilombola community in flour production and the teaching of Mathematics? The general objective of the investigation was to understand how flour production occurs in the Caiana dos Crioulos quilombola community, with a view to establishing relationships between traditional knowledge and Mathematics teaching, followed by the specific objectives: (i) identify the practices and knowledge of flour production by the quilombola community; (ii) establish relationships between the knowledge of flour production and the teaching of Mathematics. The study was carried out in the Caiana dos Crioulos quilombola community with the participation of 02 peasant women who work in flour production, 01 student in the 9th year of Elementary School and 01 Mathematics teacher from the quilombola school. Date were produced through semi-structured interviews. The results indicate that mathematics is present in the production activities of the flour mill and that it is up to the school to explore these environments, giving students the opportunity to learn with traditional knowledge. The study opens up possibilities for studying the role of teaching Mathematics in quilombola communities.
Keywords: Educação escolar quilombola
Educação do Campo
Saberes tradicionais
Ensino de Matemática
Comunidade quilombola Caiana dos Crioulos
Caiana dos Crioulos – comunidade quilombola
Educação Matemática
Quilombola school education
Rural Education
Traditional knowledge
Teaching Mathematics
Caiana dos Crioulos quilombola community
Mathematics Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação do Campo.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36426
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDNALVA JOSEFA DA SILVA NASCIMENTO SANTOS - TCC LECAMPO CDSA 2024.pdfEdnalva Josefa da Silva Nascimento Santos. - TCC LECAMPO CDSA 2024919.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.