Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36426
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, E. J. S. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1866218731281079pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Aldinete Silvino de.-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1889-5274pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7418494748398866pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Marinalva Valdevino dos.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7228-2065pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3404444463361439pt_BR
dc.contributor.referee2CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6364-3466pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3274805623219013pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa versa sobre os saberes tradicionais da comunidade quilombola Caiana dos Crioulos, na perspectiva de estabelecer relações entre a produção de farinha da comunidade e o ensino de Matemática. Para compreender a temática, buscamos respostas à questão central: que relações podemos estabelecer entre os saberes tradicionais da comunidade quilombola na produção de farinha e o ensino de Matemática? A investigação teve por objetivo geral compreender como acontece a produção de farinha na comunidade quilombola Caiana dos Crioulos, com vista a estabelecer relações entre os saberes tradicionais e o ensino de Matemática, seguido dos objetivos específicos: (i) identificar as práticas e os saberes da produção de farinha da comunidade quilombola; (ii) estabelecer relações entre os saberes da produção de farinha e o ensino de Matemática. O estudo foi realizado na comunidade quilombola Caiana dos Crioulos com a participação de 02 mulheres camponesas que trabalham na produção de farinha, 01 estudante do 9º Ano do Ensino Fundamental e 01 professor da Matemática da escola quilombola. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam que a matemática está presente nas atividades da produção da casa de farinha e que cabe a escola explorar esses ambientes, favorecendo aos alunos a oportunidade de aprender com os saberes ancestrais. O estudo abre possibilidades para estudar o papel do ensino de Matemática em comunidades quilombolas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação do Campo.pt_BR
dc.titleSaberes tradicionais da Comunidade Caiana dos Crioulos: relação entre a produção da farinha e o ensino de Matemática.pt_BR
dc.date.issued2024-05-17-
dc.description.abstractThe research focuses on the traditional knowledge of the Caiana dos Crioulos quilombola community, with a view to establishing relationships between the community's flour production and Mathematics teaching. To understand the theme, we seek answers to the central question: what relationships can we establish between the traditional knowledge of the quilombola community in flour production and the teaching of Mathematics? The general objective of the investigation was to understand how flour production occurs in the Caiana dos Crioulos quilombola community, with a view to establishing relationships between traditional knowledge and Mathematics teaching, followed by the specific objectives: (i) identify the practices and knowledge of flour production by the quilombola community; (ii) establish relationships between the knowledge of flour production and the teaching of Mathematics. The study was carried out in the Caiana dos Crioulos quilombola community with the participation of 02 peasant women who work in flour production, 01 student in the 9th year of Elementary School and 01 Mathematics teacher from the quilombola school. Date were produced through semi-structured interviews. The results indicate that mathematics is present in the production activities of the flour mill and that it is up to the school to explore these environments, giving students the opportunity to learn with traditional knowledge. The study opens up possibilities for studying the role of teaching Mathematics in quilombola communities.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36426-
dc.date.accessioned2024-07-02T21:11:53Z-
dc.date.available2024-07-02-
dc.date.available2024-07-02T21:11:53Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação escolar quilombolapt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectSaberes tradicionaispt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectComunidade quilombola Caiana dos Crioulospt_BR
dc.subjectCaiana dos Crioulos – comunidade quilombolapt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectQuilombola school educationpt_BR
dc.subjectRural Educationpt_BR
dc.subjectTraditional knowledgept_BR
dc.subjectTeaching Mathematicspt_BR
dc.subjectCaiana dos Crioulos quilombola communitypt_BR
dc.subjectMathematics Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Ednalva Josefa da Silva Nascimento.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTraditional knowledge of the Caiana dos Crioulos Community: relationship between flour production and Mathematics teaching.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Ednalva Josefa da Silva Nascimento. Saberes tradicionais da Comunidade Caiana dos Crioulos: relação entre a produção da farinha e o ensino de Matemática. 2024. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36426pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDNALVA JOSEFA DA SILVA NASCIMENTO SANTOS - TCC LECAMPO CDSA 2024.pdfEdnalva Josefa da Silva Nascimento Santos. - TCC LECAMPO CDSA 2024919.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.