Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3646
Title: Mapeamento da evapotranspiração do perímetro irrigado São Gonçalo – PB por meio de sensoriamento remoto orbital.
Other Titles: Mapping of evapotranspiration of the irrigated perimeter São Gonçalo - PB by means of remote orbital sensing.
???metadata.dc.creator???: BRAGA, Alexandra Chaves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Bernardo Barbosa da.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: BEZERRA, José Renato Cortez.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAVALCANTI, Enilson Palmeira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BEZERRA, José Renato Cortez.
Keywords: Evapotranspiração;Sensoriamento Remoto;Perímetro Irrigado – São Gonçalo - PB;TM – Landsat 5;Saldo de Radiação;Albedo;Temperatura da Superfície;Evapotranspiration;Remote Sensing;Radiation Balance;Surface Temperature;Perimeter Irrigated - São Gonçalo - PB
Issue Date: 29-Sep-2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BRAGA, A. C. Mapeamento da evapotranspiração do perímetro irrigado São Gonçalo – PB por meio de sensoriamento remoto orbital. 2009. 92 f. Dissertação (Mestrado em Meteorologia) – Programa de Pós-Graduação em Meteorologia, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2009.
???metadata.dc.description.resumo???: A evapotranspiração é uma das principais componentes do ciclo hidrológico, sendo desta forma um fenômeno de fundamental importância para a vida no planeta. O presente trabalho objetiva o mapeamento da evapotranspiração real do Projeto Irrigado São Gonçalo por meio do SEBAL – Surface Energy Balance Algorithm for Land. Foram adquiridas imagens TM - Landsat 5 nos dias 29 de agosto (DAS = dia sequencial do ano 241), 14 de setembro (DSA 257) e 01 de novembro de 2008 (DSA 305) do ano de 2008, que foram empregadas na obtenção de mapas temáticos do albedo da superfície mediante três diferentes métodos de correção atmosférica, denominados de Allen, Idaho e Metric. Juntamente com a Ts da superfície obteve-se mapas do saldo de radiação (Rn), fluxo de calor no solo (G), fluxo de calor sensível (H) e fluxo de calor latente (LE). Mapas da ET real diária foram obtidos segundo os métodos SEBAL e METRIC, que foram validados com dados da ETr de área com cultivo do coqueiro anão, obtida pelo produto da ETo e coeficiente de cultura (Kc) do mesmo. Foi verificado que o Rn variou na média de 662,3 W m-2 (DSA 241) a 689,9 W m-2 (DSA 257), segundo o método Allen e 667,8 W m-2 (DSA 241) a 700,4 W m-2 (DAS 305). O fluxo de calor latente segundo o METRIC foi sistematicamente superior ao SEBAL, corroborando com os valores da ET real diária que apresentaram os mesmos padrões do LE. A evapotranspiração diária no recorte da área irrigada resultou em coeficiente de cultura (Kc) compatível com estudos com a cultura do coqueiro irrigado em diferentes áreas do Nordeste brasileiro. Conclui-se que houve aumento da biomassa vegetal nas áreas irrigadas entre os anos de 1987 e 2008 e que a técnica oferece estimativas consistentes da ET real diária. O volume de água médio mensal evapotranspirado nas áreas irrigadas situou-se em torno de 8.400.000 m3, o que representa um grande volume de água quando comparado com a capacidade do açude de São Gonçalo.
Keywords: Evapotranspiração
Sensoriamento Remoto
Perímetro Irrigado – São Gonçalo - PB
TM – Landsat 5
Saldo de Radiação
Albedo
Temperatura da Superfície
Evapotranspiration
Remote Sensing
Radiation Balance
Surface Temperature
Perimeter Irrigated - São Gonçalo - PB
???metadata.dc.subject.cnpq???: Meteorologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3646
Appears in Collections:Mestrado em Meteorologia.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALEXANDRA CHAVES BRAGA - DISSERTAÇÃO (PPGMet) 2009.pdf11.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.