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dc.description.resumoCâmara Cascudo acreditava ser este o povo nordestino, o qual alimentava a sua curiosidade sobre o mito, a superstição, o costume exótico incomum, mas natural. Pessoas que vivessem a referenciar tanto a morte, quanto o morto, numa mística de exacerbação aos símbolos míticos, folclóricos e tradicionais. Enfim, tudo que se relacionava com a etnografia norte rio grandense. Acreditava ainda que, posteriormente, outros intelectuais dariam valor aos registros feitos numa atmosfera de tolerância, mas de visível descaso (CASCUDO, 1941, 8). Na concepção de Câmara Cascudo, a cultura popular seria o saldo da sabedoria oral na memória coletiva, no entanto, seria difícil fixar suas distinções específicas, pois ambas exigem a retenção memorial. Atendem a experiência, têm bases universais e há um instinto de conservação para manter o patrimônio sem modificações sensíveis, uma vez assimilados. Acreditava ainda, não ser mais possível realizar estudos de maneira a separar a “‘cultura’ do ‘popular’”, uma vez que o Popular alcança os valimentos da curiosidade no plano da explicação originária sobre o Culto, o qual se coloca como heterogêneo e mutável. Essas investigações estavam nobilitando o Popular, as quais nunca concederam doutoramento aos seus estudiosos fieis. Marcos Silva (2003), nos mostra que através desses e de outros estudos, foram configuradas dimensões de sociabilidade do homem comum brasileiro, visíveis no cotidiano de alimentação, moradia e vestuário, nos rituais de nascimento e morte, nas identidades de gênero e faixa etária, em oralidade, gestos, lembranças, comemorações e tantas outras faces da condição humana. A retomada da discussão da obra de Câmara Cascudo no contexto atual é beneficiada por um vasto universo teórico metodológico das ciências sociais; que se redefiniu em diferentes rumos, em questões como cultura popular, multiplicidade de experiências e fazeres humanos. Do riso popular em Bakhtin, passando pelo pensamento selvagem em Lévi-Strauss, às análises de Carlo Ginzburg sobre a circularidade das culturas; aos debates da história vista de baixo, tão caros a Edward Thompson, discutindo a “economia moral da multidão”; como também a multifacetada história cultural de Roger Chartier. Com os estudos da oralidade, vêm sendo ensaiado a partir da antropologia, processos de transmissão das tradições orais, principalmente aquelas pertencentes a sociedades rurais, onde os modos de transmissão e conhecimento ainda transitam, de maneira relevante, pelos caminhos da oralidade. Nesse sentido, a obra de Câmara Cascudo, trata-se de um importante lócus de análises para as questões aqui abordadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleDe Como Morrer Popular e Ressuscitar Erudito: A Aporia entre a escrita e a oralidade na Obra de Luís da Câmara Cascudo.pt_BR
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36473-
dc.date.accessioned2024-07-05T00:25:08Z-
dc.date.available2024-07-04-
dc.date.available2024-07-05T00:25:08Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectLuís da Câmara Cascudo - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectEscrita e oralidadept_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectCultura popular nordestinapt_BR
dc.subjectFolclorista - Câmara Cascudopt_BR
dc.subjectLuís da Câmara Cascudo - criticism and interpretationpt_BR
dc.subjectWriting and oralpt_BR
dc.subjectOral historypt_BR
dc.subjectNortheastern popular culturept_BR
dc.subjectFolklorist - Câmara Cascudopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Giuseppe Roncalli Ponce Leon de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFrom How to Die Popular and Resurrect Erudite: The Aporia between writing and orality in the Work of Luís da Câmara Cascudo.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Giuseppe Roncalli Ponce Leon de. De Como Morrer Popular e Ressuscitar Erudito: A Aporia entre a escrita e a oralidade na Obra de Luís da Câmara Cascudo. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 04: História Oral, Experiências e Perspectivas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36473pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 04: História Oral, Experiências e Perspectivas

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DE COMO MORRER POPULAR E RESSUSCITAR ERUDITO - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 4 2008.pdfDe Como Morrer Popular e Ressuscitar Erudito: A Aporia entre a escrita e a oralidade na Obra de Luís da Câmara Cascudo. - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 4 2008384.6 kBAdobe PDFView/Open


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