Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36497
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumo[...] Podemos pensar com mais consistência acadêmica os percalços que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) sofreu no decorrer do estabelecimento e construção do sistema de ensino brasileiro. Paulo Freire afirmava ser a EJA um meio político de libertação mediante a aquisição e inserção no mundo escrito e lido. Justamente por isso – por ser caráter libertador – diversas iniciativas oriundas do Estado objetivaram inviabilizar a sua efetivação, já que o processo de (se) educar pressupõe a compreensão da educação como uma forma de intervenção no mundo (FREIRE, 1996). Na Proposta Curricular para o 1o Segmento do Ensino Fundamental (BRASIL, 2007) encontramos um resgate histórico da EJA no contexto brasileiro a partir da década de 30, quando iniciou-se o processo de consolidação do sistema de ensino público no país. Para compreender melhor as circunstâncias contextuais que “inter-influenciaram” a instauração deste, faz-se necessário lançar um olhar retrospectivo na História da Educação do Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleA História e os sentidos da Educação de Jovens e Adultos no Brasil: Processos, enfoques, paradigmas e desafios.pt_BR
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36497-
dc.date.accessioned2024-07-05T17:46:15Z-
dc.date.available2024-07-05-
dc.date.available2024-07-05T17:46:15Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens Adultospt_BR
dc.subjectHistória e Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectHistória da educação - Brasilpt_BR
dc.subjectEducação brasileira - Históriapt_BR
dc.subjectYoung Adult Educationpt_BR
dc.subjectHistory and Education of Youth and Adultspt_BR
dc.subjectHistory of education - Brazilpt_BR
dc.subjectBrazilian education - Historypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSEVERO, José Leonardo Rolim de Lima.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe History and meanings of Youth and Adult Education in Brazil: Processes, approaches, paradigms and challenges.pt_BR
dc.identifier.citationSEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. A História e os sentidos da Educação de Jovens e Adultos no Brasil: Processos, enfoques, paradigmas e desafios. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36497pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A HISTÓRIA E OS SENTIDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 5 2008.pdfA História e os sentidos da Educação de Jovens e Adultos no Brasil: Processos, enfoques, paradigmas e desafios. - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 5 2008134.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.