Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36501
Title: África, História e cultura no livro didático, na sala de aula e na formação continuada de professores.
Other Titles: Africa, History and culture in the textbook, in the classroom and in continuing teacher training.
???metadata.dc.creator???: FRAGOSO, Fernanda de Jesus.
GUIMARÃES, Clidenildo Domingos.
Keywords: África - livros didáticos;Professores de História - formação continuada;Ensino de História;Formação continuada de professores - História;Cultura africana - ensino de História;Relações étnico-raciais;Ensino de História da África;Preconceito racial;Livro didático de História;Heróis/Heroínas negros/as;Africa - textbooks;History Teachers - continuing education;Teaching History;Continuing teacher training - History;African culture - History teaching;Ethnic-racial relations;Teaching African History;Racial prejudice;History textbook;Black Heroes/Heroines
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FRAGOSO, Fernanda de Jesus; GUIMARÃES, Clidenildo Domingos. África, História e cultura no livro didático, na sala de aula e na formação continuada de professores. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA.GT 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36501
???metadata.dc.description.resumo???: [...] decidimos, através do presente estudo, analisar quais as condições atuais do ensino da História e da Cultura Afro-Brasileira e Africana nos livros didáticos de História da 4a série (ou 5o ano do II Ciclo Final) adotados pelo município de Campina Grande, estado da Paraíba, no ano de 2007. Subjacente a esse objetivo maior, verificamos também como vem sendo abordada a história dos heróis e heroínas negros/as nos respectivos livros, a relação dos professores com os livros didáticos e seu trabalho com o tema em sala de aula, além das iniciativas da Secretaria de Educação do município acerca do assunto em pauta.
Keywords: África - livros didáticos
Professores de História - formação continuada
Ensino de História
Formação continuada de professores - História
Cultura africana - ensino de História
Relações étnico-raciais
Ensino de História da África
Preconceito racial
Livro didático de História
Heróis/Heroínas negros/as
Africa - textbooks
History Teachers - continuing education
Teaching History
Continuing teacher training - History
African culture - History teaching
Ethnic-racial relations
Teaching African History
Racial prejudice
History textbook
Black Heroes/Heroines
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36501
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ÁFRICA HISTÓRIA E CULTURA NO LIVRO DIDÁTICO - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 5 2008.pdfÁfrica, História e cultura no livro didático, na sala de aula e na formação continuada de professores. - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 5 2008472.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.