Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36502
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoNa contemporaneidade torna-se de primordial importância pensar na sustentabilidade do planeta e de todos os seres vivos que nele habitam. A adoção de uma visão planetária, sobretudo no campo da educação é essencial para preparar as futuras gerações para a preservação ambiental e a conscientização do papel que cada organismo desempenha na estrutura das comunidades juntamente com suas respectivas importâncias. Neste sentido, o presente artigo tem por objetivo discutir, numa perspectiva educacional, a relação homem e meio ambiente a partir de um enfoque voltado para ecopedagogia. A ecopedagogia é uma vertente de ensino que difere das demais propostas por considerar, a partir de uma abordagem biocêntrica, o homem e todos os demais seres vivos em uma visão igualitária, se preocupando em mostrar a importância dos mesmos para as gerações futuras aportada numa visão centrada na sustentabilidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleA ecopedagogia no contexto da história da educação: reflexões sobre as questões biocêntricas.pt_BR
dc.date.issued2008-
dc.description.abstractTo think about the planet’s sustainability as well as all living beings’ is promordial nowadays. The adoption of a planetary vision, mostly in the field of the education is essential to prepare the future generations for environmental preservation programs such as a global and ecological conscience, understanding the role that each organism carries out in the communities' structure with their respective importances. In this purport, the present article has for objective to discuss, in an educational perspective, the relationship between man and environment, approaching the values of the Ecopedagogy. The Ecopedagogy is a teaching side that differs of the others by considering the man and all the other living beings at a equalitarian vision that concerns in showing the importance of the biosphere and its attributes for the future generations, docked in a vision centered in the sustainability, based on a Biocentric approach.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36502-
dc.date.accessioned2024-07-05T18:50:25Z-
dc.date.available2024-07-05-
dc.date.available2024-07-05T18:50:25Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEcopedagogiapt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectQuestões biocêntricaspt_BR
dc.subjectMeios ambientept_BR
dc.subjectEcopedagogypt_BR
dc.subjectHistory of educationpt_BR
dc.subjectBiocentric issuespt_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSEVERO, Thiago Emmanuel Araújo.-
dc.creatorNOIA, Noiana de Paula.-
dc.creatorARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEcopedagogy in the context of the history of education: reflections on biocentric issues.pt_BR
dc.identifier.citationSEVERO, Thiago Emmanuel Araújo; NOIA, Noiana de Paula; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. A ecopedagogia no contexto da história da educação: reflexões sobre as questões biocêntricas. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36502pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A ECOPEDAGOGIA NO CONTEXTO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 5 2008.pdfA ecopedagogia no contexto da história da educação: reflexões sobre as questões biocêntricas. - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 5 2008254.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.