Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36503
Title: | “Que saudades da professorinha”: identidade e história da educação primária de São José da Lagoa Tapada – PB nos anos 60 e 70. |
Other Titles: | “I miss the little teacher”: identity and history of primary education in São José da Lagoa Tapada – PB in the 60s and 70s. |
???metadata.dc.creator???: | SOUSA, Rozilene Lopes de. |
Keywords: | Educação primária - São José de Lagoa Tapada - PB - 1960-1970;São José de Lagoa Tapada - PB - educação - 1960-1970;Memórias educacionais;Mulher e magistério;História da Educação - São José de Lagoa Tapada - PB;Memórias de professoras;Primary education - São José de Lagoa Tapada - PB - 1960-1970;São José de Lagoa Tapada - PB - education - 1960-1970;Educational Memoirs;Women and teaching;History of Education - São José de Lagoa Tapada - PB;Teachers' memories |
Issue Date: | 2008 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SOUSA, Rozilene Lopes de. “Que saudades da professorinha”: identidade e história da educação primária de São José da Lagoa Tapada – PB nos anos 60 e 70. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36503 |
???metadata.dc.description.resumo???: | As experiências compartilhadas pelas professoras-colaboradoras, a partir da análise de suas entrevistas, permitem que se enxergue que as relações estabelecidas pelas mesmas, a partir da docência, com alunos e comunidade em geral movimentam a práxis cotidiana entre sujeitos rumo a transformações de ordem econômica, política e cultural. Através da memória dessas professoras, descortina-se passado e presente e são tecidos os modelos pedagógicos assumidos em cada época. Esses eventos rememorados servem de base para o entendimento do contexto local. Pela narrativa, elas assumem a condição de partícipes da construção de um modelo de educação local que se fia a um projeto nacional. Há uma nítida consciência, por parte dessas professoras, das limitações enfrentadas pelo magistério, mas há, também, o reconhecimento do papel que assumem para o fortalecimento de um modelo de educação local, capaz de favorecer a (re)vitalização do espaço escolar, no caso mais específico, o Grupo Escolar Genésio Araújo, e da constituição do mesmo como centro de difusão da cultura local. Pelas narrativas em questão, reafirma-se o papel do professor enquanto formador de alunos conscientes da importância do conhecimento para a produção e transformação do meio em que vivem. As práticas vivenciadas no contexto escolar, pelas professoras e alunos, são atadas aos fios da vida cotidiana como elos de mediação entre realidade escolar e gestos de intervenção no espaço social de natureza mais ampla. |
Keywords: | Educação primária - São José de Lagoa Tapada - PB - 1960-1970 São José de Lagoa Tapada - PB - educação - 1960-1970 Memórias educacionais Mulher e magistério História da Educação - São José de Lagoa Tapada - PB Memórias de professoras Primary education - São José de Lagoa Tapada - PB - 1960-1970 São José de Lagoa Tapada - PB - education - 1960-1970 Educational Memoirs Women and teaching History of Education - São José de Lagoa Tapada - PB Teachers' memories |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36503 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
“QUE SAUDADES DA PROFESSORINHA” - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 5 2008.pdf | “Que saudades da professorinha”: identidade e história da educação primária de São José da Lagoa Tapada – PB nos anos 60 e 70. - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 5 2008 | 291.57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.