Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36503
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoAs experiências compartilhadas pelas professoras-colaboradoras, a partir da análise de suas entrevistas, permitem que se enxergue que as relações estabelecidas pelas mesmas, a partir da docência, com alunos e comunidade em geral movimentam a práxis cotidiana entre sujeitos rumo a transformações de ordem econômica, política e cultural. Através da memória dessas professoras, descortina-se passado e presente e são tecidos os modelos pedagógicos assumidos em cada época. Esses eventos rememorados servem de base para o entendimento do contexto local. Pela narrativa, elas assumem a condição de partícipes da construção de um modelo de educação local que se fia a um projeto nacional. Há uma nítida consciência, por parte dessas professoras, das limitações enfrentadas pelo magistério, mas há, também, o reconhecimento do papel que assumem para o fortalecimento de um modelo de educação local, capaz de favorecer a (re)vitalização do espaço escolar, no caso mais específico, o Grupo Escolar Genésio Araújo, e da constituição do mesmo como centro de difusão da cultura local. Pelas narrativas em questão, reafirma-se o papel do professor enquanto formador de alunos conscientes da importância do conhecimento para a produção e transformação do meio em que vivem. As práticas vivenciadas no contexto escolar, pelas professoras e alunos, são atadas aos fios da vida cotidiana como elos de mediação entre realidade escolar e gestos de intervenção no espaço social de natureza mais ampla.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.title“Que saudades da professorinha”: identidade e história da educação primária de São José da Lagoa Tapada – PB nos anos 60 e 70.pt_BR
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36503-
dc.date.accessioned2024-07-05T18:51:23Z-
dc.date.available2024-07-05-
dc.date.available2024-07-05T18:51:23Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducação primária - São José de Lagoa Tapada - PB - 1960-1970pt_BR
dc.subjectSão José de Lagoa Tapada - PB - educação - 1960-1970pt_BR
dc.subjectMemórias educacionaispt_BR
dc.subjectMulher e magistériopt_BR
dc.subjectHistória da Educação - São José de Lagoa Tapada - PBpt_BR
dc.subjectMemórias de professoraspt_BR
dc.subjectPrimary education - São José de Lagoa Tapada - PB - 1960-1970pt_BR
dc.subjectSão José de Lagoa Tapada - PB - education - 1960-1970pt_BR
dc.subjectEducational Memoirspt_BR
dc.subjectWomen and teachingpt_BR
dc.subjectHistory of Education - São José de Lagoa Tapada - PBpt_BR
dc.subjectTeachers' memoriespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Rozilene Lopes de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative“I miss the little teacher”: identity and history of primary education in São José da Lagoa Tapada – PB in the 60s and 70s.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Rozilene Lopes de. “Que saudades da professorinha”: identidade e história da educação primária de São José da Lagoa Tapada – PB nos anos 60 e 70. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36503pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
“QUE SAUDADES DA PROFESSORINHA” - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 5 2008.pdf“Que saudades da professorinha”: identidade e história da educação primária de São José da Lagoa Tapada – PB nos anos 60 e 70. - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 5 2008291.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.