Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36506
Title: Os desafios enfrentados pelos professores do Programa EDUCARE no processo de ensino-aprendizagem: reflexões sobre a inclusão de estudantes com distorção idade-série na educação básica.
Other Titles: The challenges faced by EDUCARE Program teachers in the teaching-learning process: reflections on the inclusion of students with age-grade distortion in basic education.
???metadata.dc.creator???: PAULINO, Ana Karoliny Barros.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: SOUZA, Rafael Barros de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUZA, Rafael Barros de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
Keywords: Programa EUCARE – Sumé - PB;Processo de ensino aprendizagem;Distorção idade série;Educação especial;Educação inclusiva;Docentes – desafios;Escola Presidente Vargas – Sumé - PB;EUCARE Program – Sumé - PB;Teaching-learning process;Age series distortion;Special education;Inclusive education;Teachers – challenges;Escola Presidente Vargas – Sumé - PB
Issue Date: 17-May-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PAULINO, Ana Karoliny Barros. Os desafios enfrentados pelos professores do Programa EDUCARE no processo de ensino-aprendizagem: reflexões sobre a inclusão de estudantes com distorção idade-série na educação básica. 2024. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36506
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa de conclusão do curso de Licenciatura em Educação do Campo, na área de Ciências Humanas e Sociais, exprime como objeto de estudo realizar uma análise e constatar quais são os desafios atuais que os professores atuantes no programa EDUCARE enfrentam no processo de ensino e aprendizagem de alunos típicos e atípicos. Ao longo do trabalho refletimos sobre a inclusão dos estudantes que necessitam corrigir a distorção idade-série na educação básica, a partir de leituras que se debruçaram sobre fracasso escolar, educação especial na perspectiva inclusiva e politicas públicas. Trazemos como objetivos da pesquisa a) Investigar como acontece a inclusão de alunos em distorção idade-série; b) analisar as práticas pedagógicas voltadas para o programa EDUCARE; c) Constatar as dificuldades enfrentadas pelos docentes que lecionam imersos nessa proposta pedagógica. No que concerne ao método investigativo. Nosso estudo está significativamente entrelaçado a abordagem qualitativa, para a qual coletamos dados através da aplicação de um questionário semiestruturado com docentes atuantes na Escola Presidente Vargas, nas turmas do programa supracitado. A análise das respostas foi realizada de maneira crítica descritiva. Destacamos que este trabalho pretende contribuir para a melhoria da qualidade do ensino do EDUCARE, como também para os sujeitos - agentes - que participaram do mesmo, fazendo assim uma educação inclusiva de qualidade e para todos.
Abstract: This conclusion research for the Degree in Rural Education course, in the area of Human and Social Sciences, expresses the object of study to carry out an analysis and determine what are the current challenges that teachers working in the EDUCARE program face in the teaching and learning process of typical and atypical students. Throughout the work we reflected on the inclusion of students who need to correct the age-grade distortion in basic education, based on readings that focused on school failure, special education from an inclusive perspective and public policies. Our research objectives are: a) Investigating how the inclusion of students with age-grade distortion occurs; b) analyze the pedagogical practices aimed at the EDUCARE program; c) Identify the difficulties faced by teachers who teach immersed in this pedagogical proposal. Regarding the investigative method. Our study is significantly intertwined with the qualitative approach, for which we collected data through the application of a semi-structured questionnaire with teachers working at Escola Presidente Vargas, in the classes of the aforementioned program. The analysis of the responses was carried out in a critical descriptive manner. We highlight that this work intends to contribute to improving the quality of teaching at EDUCARE, as well as for the subjects - agents - who participated in it, thus creating an inclusive, quality education for everyone.
Keywords: Programa EUCARE – Sumé - PB
Processo de ensino aprendizagem
Distorção idade série
Educação especial
Educação inclusiva
Docentes – desafios
Escola Presidente Vargas – Sumé - PB
EUCARE Program – Sumé - PB
Teaching-learning process
Age series distortion
Special education
Inclusive education
Teachers – challenges
Escola Presidente Vargas – Sumé - PB
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação do Campo.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36506
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA KAROLINY BARROS PAULINO - TCC LECAMPO CDSA 2024.pdfAna Karoliny Barros Paulino. - TCC LECAMPO CDSA 2024894.09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.