Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36519
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO propósito deste trabalho é refletir sobre experiência no âmbito do Programa de Monitoria Inclusiva implementado no CDSA/UFCG. Promovido pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), o Programa tem a finalidade de promover a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) no ambiente acadêmico (UFCG, 2022). A discussão apresenta a perspectiva de uma monitora e de sua orientadora sobre a vivência da monitoria inclusiva de um discente diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A percepção do estudante sobre o Programa também é descrita e analisada. Como fundamentação teórica, são mapeados trabalhos acerca da Monitoria Inclusiva na Universidade (CASTOLDI, et al, 2023; SANTOS, 2024), bem como são discutidos conceitos basilares sobre a temática (LIBERALESSO; LACERDA, 2020; CAMARGO, 2009). Destacam-se as leis que asseguram os direitos das pessoas com deficiência em nosso país (BRASIL, 1988; 1996; 2009), bem como problematizam-se relatos de exclusão de pessoas no espectro do autismo em Instituições do Ensino Superior. Adotando abordagem qualitativa quanto a metodologia (MORESI, 2023), é assumida perspectiva democrática e inclusiva quanto a mediação pedagógica do trabalho pedagógico. Apresenta-se a cronologia das atividades desenvolvidas e as particularidades que ocorreram ao longo desta monitoria inclusiva, sendo descritas as principais dificuldades enfrentadas pelo monitorando e pela monitora durante o período letivo. Quanto aos principais resultados, verificou-se a importância da atuação da Monitora Inclusiva para o bom desempenho do educando nas disciplinas matriculadas e a autonomia crescente que o mesmo desenvolveu no período. O apoio acadêmico para leitura e compreensão de textos teóricos; o suporte e ensino-aprendizagem quanto ao letramento digital; o fortalecimento da autoconfiança do monitorando, a partir da relação de companheirismo estabelecida entre Monitora e estudante acompanhado, são alguns dos aspectos relevantes alcançados. Nas considerações finais, ressalta-se a relevância do Programa de Monitoria Inclusiva para o avanço da inclusão educacional no campus do CDSA-UFCG, bem como a necessidade de sua consolidação e ampliação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue5pt_BR
dc.titleA importância da monitoria inclusiva no ensino superior: um relato de experiência ocorrida no cdsa/ufcg.pt_BR
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36519-
dc.date.accessioned2024-07-08T15:04:20Z-
dc.date.available2024-07-08-
dc.date.available2024-07-08T15:04:20Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectMonitoria inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectRelato de experiência - educação inclusivapt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista - TEApt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectCDSA UFCG - monitoria inclusivapt_BR
dc.subjectNecessidades educacionais específicaspt_BR
dc.subjectInclusive monitoringpt_BR
dc.subjectUniversity educationpt_BR
dc.subjectExperience report - inclusive educationpt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorder - ASDpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectCDSA UFCG - inclusive monitoringpt_BR
dc.subjectSpecific educational needspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Mylena Vicente da.-
dc.creatorSÁ, arolina Figueiredo de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of inclusive monitoring in higher education: a report of an experience at cdsa/ufcg.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Mylena Vicente da; SÁ, Carolina Figueiredo de. A importância da monitoria inclusiva no ensino superior: um relato de experiência ocorrida no cdsa/ufcg. In: V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA & V JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 5, 2024. Anais [...] Campina Grande - PB, Universidade Estadual da Paraíba, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36519pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR - ANAIS DE EVENTO CDSA 2024.pdfA importância da monitoria inclusiva no ensino superior: um relato de experiência ocorrida no cdsa/ufcg. - Anais de Evento CDSA 2024308.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.