Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36525
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoConsiderando a multiplicidade de documentos possíveis de serem utilizados pelo pesquisador/professor de história, preferimos utilizar a música de Jackson do Pandeiro como recurso para ensinar a história de Campina Grande, com o objetivo de usar novas linguagens no ensino básico. Escolhemos três músicas para tratar questões especificas: “ALÔ ALÔ CAMPINA GRANDE” para perceber a modernização e as festividades campinenses; “FORRÒ EM CAMPINA” para perceber a saudade, perda imaterial e simbólica, e; “FORRÒ DE ZÈ LAGOA” para compreender o conflito social nesta época. Para tanto, nos apropriamos, metodologicamente, dos trabalhos de Silêde Cavalcante, Fábio Gutemberg Sousa e Antônio Clarindo Souza sendo os dois últimos e Durval Muniz, para o conceito de saudade Circe Bittencourt para as novas metodologias do ensino de história, fundamentadores teóricos deste trabalho. Para compreender o contexto em que se insere a música popular de Jackson do Pandeiro buscamos principalmente em José Tinhorão. A fonte das músicas trabalhadas foram SITES e CD sem maiores referências. Concluímos que a “música popular” é uma fonte rica para a pesquisa e produção de materiais didáticos pelo professor/pesquisador e que a música de Jackson do Pandeiro pode ser muito reveladora da cultura e da sociedade da cidade se e problematizada de acordo com os métodos da pesquisa histórica de maneira que possa ser bem aproveitada como recurso didático na sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleEnsino da história local: novas abordagens modificando a educação.pt_BR
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36525-
dc.date.accessioned2024-07-08T19:11:13Z-
dc.date.available2024-07-08-
dc.date.available2024-07-08T19:11:13Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectHistória localpt_BR
dc.subjectMúsica paraibanapt_BR
dc.subjectJackson do Pandeiro - músico paraibanopt_BR
dc.subjectMúsica e educaçãopt_BR
dc.subjectHistória e músicapt_BR
dc.subjectLocal historypt_BR
dc.subjectParaíba musicpt_BR
dc.subjectJackson do Pandeiro - musician from Paraíbapt_BR
dc.subjectMusic and educationpt_BR
dc.subjectHistory and musicpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Eliana Figueiredo da.-
dc.creatorAIRES, José Luciano de Queiroz.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching local history: new approaches changing education.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Eliana Figueiredo da; AIRES, José Luciano de Queiroz. Ensino da história local: novas abordagens modificando a educação. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36525pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENSINO DA HISTÓRIA LOCAL - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 5 2008.pdfEnsino da história local: novas abordagens modificando a educação. - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 5 2008287.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.