Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36533
Title: Política de cotas: interfaces de uma questão complexa.
Other Titles: Quota policy: interfaces of a complex issue.
???metadata.dc.creator???: CAPORICCI, Marcos Roberto.
ALBUQUERQUE, Thaisy Lanny de.
SOUZA, Fabiano Badú de.
MACHADO, Antônio Berto.
Keywords: Política de cotas;Questões étnico-raciais;Ações afirmativas - cotas;Lei 10.639/03;Ensino de História da África;Comissão Permanente dos Processos Vestibulares - COMPROV UFCG;Auto-ddclaração étnico-racial - cotas;Curso de Medicina UFCG - política de cotas;Curso de Licenciatura em Pedagogia UFCG - política de cotas;Quota policy;Ethnic-racial issues;Affirmative actions - quotas;Law 10,639/03;Teaching African History;Permanent Commission for Entrance Exam Processes - COMPROV UFCG;Ethnic-racial self-declaration - quotas;UFCG Medicine Course - quota policy;UFCG Pedagogy Degree Course - quota policy
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAPORICCI, Marcos Roberto; ALBUQUERQUE, Thaisy Lanny de; SOUZA, Fabiano Badú de; MACHADO, Antônio Berto. Política de cotas: interfaces de uma questão complexa. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36533
???metadata.dc.description.resumo???: Nossa pesquisa busca a problematização das ações afirmativas, particularmente a política de cotas, que se constitui como um assunto polêmico e controverso, mas que vem ganhando ênfase há alguns anos, especialmente com a aprovação da Lei 10.639/ 03, que busca inserir, nos programas de ensino, o estudo e conhecimento da História da África e dos africanos (e sua respectiva contribuição para a história dos brasileiros), e a discussão sobre a inserção das cotas em Instituições de Ensino Superior. Desta forma, analisamos dados fornecidos pela Comissão Permanente dos Processos Vestibulares (COMPROV) da UFCG, a fim de estabelecer um quadro comparativo entre os percentuais de inscritos e classificados nos vestibulares de 2007 e 2008, para os Cursos de Licenciatura em Medicina e Pedagogia – campus I, respectivamente, os cursos mais e menos concorridos, tendo como referência a auto-declaração étnico-racial.
Keywords: Política de cotas
Questões étnico-raciais
Ações afirmativas - cotas
Lei 10.639/03
Ensino de História da África
Comissão Permanente dos Processos Vestibulares - COMPROV UFCG
Auto-ddclaração étnico-racial - cotas
Curso de Medicina UFCG - política de cotas
Curso de Licenciatura em Pedagogia UFCG - política de cotas
Quota policy
Ethnic-racial issues
Affirmative actions - quotas
Law 10,639/03
Teaching African History
Permanent Commission for Entrance Exam Processes - COMPROV UFCG
Ethnic-racial self-declaration - quotas
UFCG Medicine Course - quota policy
UFCG Pedagogy Degree Course - quota policy
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36533
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POLÍTICA DE COTAS - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 5 2008.pdfPolítica de cotas: interfaces de uma questão complexa. - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 5 2008436.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.