Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36534
Title: Negro e livro didático: releitura das representações iconográficas em um livro de história de 7ª série.
Other Titles: Black and textbook: reinterpretation of iconographic representations in a 7th grade history book.
???metadata.dc.creator???: SOUZA, Maria Lindaci Gomes de.
LUIZ, Janailson Macêdo.
Keywords: Livro didático de História;Negro no livro didático;Representação iconográfica - negros - livro de História;Representações d enegros - livros didáticos;History textbook;Black in the textbook;Iconographic representation - black people - History book;Representations of black people - textbooks
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUZA, Maria Lindaci Gomes de; LUIZ, Janailson Macêdo. Negro e livro didático: releitura das representações iconográficas em um livro de história de 7ª série. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36534
???metadata.dc.description.resumo???: O livro didático ainda se caracteriza como um dos principais instrumentos utilizados pela grande maioria dois professores nas salas de aulas dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas brasileiras. Nos estabelecimentos de ensino cujo público alvo é constituído basicamente de alunos oriundos das classes populares, estes livros são vistos pelos alunos como um dos raros materiais de leitura que podem servir de referência para a aproximação com os saberes científicos. Por esta razão privilegiamos a análise desse tipo de material didático, não só porque subsidia teoricamente as práticas escolares durante o processo educativo, mas também por possibilitar a socialização do conhecimento, sendo que lhe é conferido um caráter de verdade. Nesse sentido, o presente artigo apresenta discussões relativas ao desenvolvimento de um projeto de pesquisa em execução, que tem como objetivo central analisar as modalidades de uso e as formas de apropriação das representações sobre os negros em um livro didático de história de 7ª série utilizado como recurso pedagógico para o ensino desta disciplina em uma escola estadual na cidade de Campina Grande (Paraíba) no recorte temporal que vai de 1999 até 2002. O estudo objetiva assim, identificar a recorrência de representações iconográficas sobre os negros nestes livros didáticos de história, verificar as modalidades de usos das representações sobre os negros nessas obras e analisar que concepções sobre a etnia negra são construídas e/ou reproduzidas nas iconografias selecionadas.
Keywords: Livro didático de História
Negro no livro didático
Representação iconográfica - negros - livro de História
Representações d enegros - livros didáticos
History textbook
Black in the textbook
Iconographic representation - black people - History book
Representations of black people - textbooks
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36534
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NEGRO E LIVRO DIDÁTICO - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 5 2008.pdfNegro e livro didático: releitura das representações iconográficas em um livro de história de 7ª série. - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 5 2008168.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.