Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36534
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO livro didático ainda se caracteriza como um dos principais instrumentos utilizados pela grande maioria dois professores nas salas de aulas dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas brasileiras. Nos estabelecimentos de ensino cujo público alvo é constituído basicamente de alunos oriundos das classes populares, estes livros são vistos pelos alunos como um dos raros materiais de leitura que podem servir de referência para a aproximação com os saberes científicos. Por esta razão privilegiamos a análise desse tipo de material didático, não só porque subsidia teoricamente as práticas escolares durante o processo educativo, mas também por possibilitar a socialização do conhecimento, sendo que lhe é conferido um caráter de verdade. Nesse sentido, o presente artigo apresenta discussões relativas ao desenvolvimento de um projeto de pesquisa em execução, que tem como objetivo central analisar as modalidades de uso e as formas de apropriação das representações sobre os negros em um livro didático de história de 7ª série utilizado como recurso pedagógico para o ensino desta disciplina em uma escola estadual na cidade de Campina Grande (Paraíba) no recorte temporal que vai de 1999 até 2002. O estudo objetiva assim, identificar a recorrência de representações iconográficas sobre os negros nestes livros didáticos de história, verificar as modalidades de usos das representações sobre os negros nessas obras e analisar que concepções sobre a etnia negra são construídas e/ou reproduzidas nas iconografias selecionadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleNegro e livro didático: releitura das representações iconográficas em um livro de história de 7ª série.pt_BR
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36534-
dc.date.accessioned2024-07-08T21:21:39Z-
dc.date.available2024-07-08-
dc.date.available2024-07-08T21:21:39Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectLivro didático de Históriapt_BR
dc.subjectNegro no livro didáticopt_BR
dc.subjectRepresentação iconográfica - negros - livro de Históriapt_BR
dc.subjectRepresentações d enegros - livros didáticospt_BR
dc.subjectHistory textbookpt_BR
dc.subjectBlack in the textbookpt_BR
dc.subjectIconographic representation - black people - History bookpt_BR
dc.subjectRepresentations of black people - textbookspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Maria Lindaci Gomes de.-
dc.creatorLUIZ, Janailson Macêdo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBlack and textbook: reinterpretation of iconographic representations in a 7th grade history book.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Maria Lindaci Gomes de; LUIZ, Janailson Macêdo. Negro e livro didático: releitura das representações iconográficas em um livro de história de 7ª série. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36534pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NEGRO E LIVRO DIDÁTICO - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 5 2008.pdfNegro e livro didático: releitura das representações iconográficas em um livro de história de 7ª série. - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 5 2008168.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.