Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36535
Title: Narrativas de si: memórias da escolarização na zona rural do distrito de São José da Mata, município de Campina Grande – PB (1990 – 2010).
Other Titles: Narratives of self: memories of schooling in the rural area of ​​the district of São José da Mata, municipality of Campina Grande – PB (1990 – 2010).
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Cristiane Raposo Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FERREIRA , Jaqueline Leandro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
Keywords: História cultural da educação;Educação do campo;Cultura escolar;Memórias afetivas;Práticas educativas;Políticas educacionais;Comunidades rurais;Cultural history of education;Rural education;School culture;Affective memories;Educational practices;Educational policies;Rural communities
Issue Date: 25-Mar-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Cristiane Raposo Sousa. Narrativas de si: memórias da escolarização na zona rural do distrito de São José da Mata, município de Campina Grande – PB (1990 – 2010). 2024. 208 f. Dissertação (Mestre em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo sobre os processos de escolarização na zona rural do distrito de São José da Mata, município de Campina Grande/PB, entre os anos 1990 e 2010, problematizando as memórias afetivas dos estudantes e professores(as) no intuito de perceber como aconteceu a construção de suas identidades. Trata-se de uma pesquisa em consonância com a História da Educação que desenvolve uma análise baseada na Cultura Escolar empreendida nessas comunidades rurais, ressaltando suas Práticas Educativas e as experiências da Educação do Campo. Portanto, busca-se compreender o espaço escolar enquanto produtor de cultura, para além de um lugar de ensino. Os diálogos teóricos dessa proposta foram influenciados pelo conceito de Cultura Escolar de Dominique Julia (2001), de Memória por Le Goff (2003), de Experiência por Larrosa (2002) e de Sensibilidades a partir de Pesavento (2007). As discussões foram direcionadas no sentido de compreender como esses sujeitos (re)significam ou (re)significaram o vivido na formação de suas identidades e qual o valor atribuído a ela, na vida em comunidade. Além das contribuições da literatura consagrada ao tema, a História Oral, por meio de uma escuta sensível, alia-se à análise bibliográfica e documental a partir de uma Análise de Conteúdo influenciada por Bardin (2011). Entre as fontes, destacam-se: fotografias, cadernetas, atas, dentre outras, disponibilizadas pelas instituições de ensino e por estudantes e professores egressos. Também foram levadas em consideração as afirmações do Professor Flávio Romero Guimarães, Secretário da Educação do Município de Campina Grande entre 2005 e 2012, bem como documentos oficiais voltados às políticas educacionais do período escolhido para estudo.
Abstract: This work aims to develop a study on the schooling processes in the rural area of the district of São José da Mata, municipality of Campina Grande/PB, between the years 1990 and 2010, problematizing the affective memories of students and teachers in the in order to understand how the construction of their identities happened. This is research in line with the History of Education that develops an analysis based on the School Culture undertaken in these rural communities, highlighting their Educational Practices and the experiences of Rural Education. Therefore we seek to understand the school space as a producer of culture, in addition to a place of teaching. The theoretical dialogues of this proposal were influenced by the concept of School Culture by Dominique Julia (2001), Memory by Le Goff (2003), Experience by Larrosa (2002) and Sensitivity by Pesavento (2007). The discussions were aimed at understanding how these subjects (re)signify or (re)signify what they experienced in the formation of their identities and what value is attributed to it, in community life. In addition to the contributions of literature dedicated to the topic, Oral History, through sensitive listening, is combined with bibliographic and documentary analysis based on a Content Analysis influenced by Bardin (2011). Among the sources, the following stand out: photographs, notebooks, minutes, among others, made available by educational institutions and by former students and teachers. The statements of Professor Flávio Romero Guimarães, Secretary of Education of the Municipality of Campina Grande between 2005 and 2012, were also taken into consideration, as well as official documents focused on educational policies of the period chosen for study.
Keywords: História cultural da educação
Educação do campo
Cultura escolar
Memórias afetivas
Práticas educativas
Políticas educacionais
Comunidades rurais
Cultural history of education
Rural education
School culture
Affective memories
Educational practices
Educational policies
Rural communities
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36535
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CRISTIANE RAPOSO SOUSA ARAÚJO – DISSERTAÇÃO (PPGH) 2024.pdf12.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.