Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36536
Title: A produção e aplicação de quebra-cabeça como recurso didático facilitador na compreensão da nova regionalização da Paraíba no ensino de Geografia das escolas do campo.
Other Titles: The production and application of puzzles as a teaching resource to facilitate the understanding of the new regionalization of Paraíba in the teaching of Geography in rural schools.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Cicero Alisson Mota da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: TORRES, Denise Xavier.
Keywords: Ensino de Geografia;Escolas do campo;Recurso didático quebra-cabeça;Nova regionalização da Paraíba;Produção de recurso didático – quebra-cabeça;Teaching Geography;Country schools;Puzzle teaching resource;New regionalization of Paraíba;Production of teaching resource – puzzle
Issue Date: 9-May-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Cicero Alisson Mota da. A produção e aplicação de quebra-cabeça como recurso didático facilitador na compreensão da nova regionalização da Paraíba no ensino de Geografia das escolas do campo. 2024. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso Interdisciplinar de Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36536
???metadata.dc.description.resumo???: Esse relato monográfico apresenta uma pesquisa realizada na área do ensino de Geografia e sua relação com a Educação do Campo que foi desenvolvido no âmbito das ações do Laboratório de Ensino de Geografia e Educação do Campo-LEGECAMPO através das atividades do projeto de extensão “A Produção de Recursos Didáticos no Ensino de Geografia para as Escolas do Campo’’. No planejamento das atividades de extensão discutimos a falta de recursos didáticos no ensino de Geografia, especificamente no ensino de Geografia da Paraíba no ensino fundamental. Essa falta de recursos didáticos fez com que surgissem inquietações para a necessidade de construir recursos didáticos com ênfase no ensino de Geografia da Paraíba. Desta forma, a nossa pesquisa teve por objetivo construir o recurso didático quebra-cabeça, com o tema “A Nova Regionalização da Paraíba” e relatar a experiência de sua aplicação na Escola Agrotécnica Dep. Evaldo Gonçalves de Queiroz, localizada no município de Sumé-PB. Para chegar no nosso propósito, utilizamos no processo metodológico a abordagem da pesquisa qualitativa, para ser mais exato a pesquisa participativa. Ao final, verificamos que a aplicação do recurso didático na sala de aula ajudou no desenvolvimento de habilidades do cognitivo como raciocínio lógico, concentração, percepção visual e até a coordenação motora, além de ser uma forma divertida tanto para ensinar quanto para a compreensão dos alunos, elevando a potencialização do ensino e aprendizagem, promovendo um trabalho em equipe trazendo um melhor desempenho e engajamento da turma em relação ao ensino de Geografia.
Abstract: This monographic report presents research carried out in the area of Geography teaching and its relationship with Rural Education, which was developed within the scope of the actions of the Geography and Rural Education Teaching Laboratory-LEGECAMPO through the activities of the extension project “A Produção of Teaching Resources in Teaching Geography for Rural Schools''. When planning extension activities, we discussed the lack of teaching resources in the teaching of Geography, specifically in the teaching of Geography in Paraíba in elementary school. This lack of teaching resources gave rise to concerns about the need to build teaching resources with an emphasis on teaching Geography in Paraíba. In this way, our research aimed to build the puzzle teaching resource, with the theme “The New Regionalization of Paraíba” and report the experience of its application at the Escola Agrotécnica Dep. Evaldo Gonsalves de Queiroz, located in the municipality of Sumé-PB. To achieve our purpose, we used the qualitative research approach in the methodological process, participatory research to be more precise. In the end, we found that the application of the teaching resource in the classroom helped in the development of cognitive skills such as logical reasoning, concentration, visual perception and even motor coordination, in addition to being a fun way to both teach and understand students. , increasing the potential of teaching and learning, promoting teamwork, bringing better performance and engagement of the class in relation to Geography teaching.
Keywords: Ensino de Geografia
Escolas do campo
Recurso didático quebra-cabeça
Nova regionalização da Paraíba
Produção de recurso didático – quebra-cabeça
Teaching Geography
Country schools
Puzzle teaching resource
New regionalization of Paraíba
Production of teaching resource – puzzle
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação do Campo.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36536
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CICERO ALISSON MOTA DA SILVA - TCC LECAMPO CDSA 2024.pdfCicero Alisson Mota da Silva. - TCC LECAMPO CDSA 20244.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.