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Title: Relações históricas de deficiência e competência no processamento da leitura.
Other Titles: Historical relationships between disability and competence in reading processing.
???metadata.dc.creator???: FERNANDES, Jamila Cristian Abreu.
SILVA, Maria Josany da Costa.
MOREIRA, Maria do Socorro de Abreu.
Keywords: Competência - leitura;Deficiência de leitura;Educação formal;Linguagem e cultura;PROVEST - Curso de Preparação Pré - Vestibular Solidário - UFCG;Pré-vestibular Solidário - UFCG - PROVEST;História da Educação;Skill - reading;Reading disability;Formal education;Language and culture;PROVEST - Solidarity Pre-Entrance Preparation Course - UFCG;Solidarity pre-entrance exam - UFCG - PROVEST;History of Education
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERNANDES, Jamila Cristian Abreu; SILVA, Maria Josany da Costa; MOREIRA, Maria do Socorro de Abreu. Relações históricas de deficiência e competência no processamento da leitura. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36537
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho objetiva discutir as relações históricas de deficiência e competência dos educandos de camadas populares (desfavorecidos) no processamento da leitura em turma do PROVEST- Curso de Preparação Pré - Vestibular Solidário, na UFCG, especificamente no Campus de Cajazeiras. Nosso objetivo ao trabalhar as relações históricas de deficiência e competência no que se refere ao processo da leitura dos alunos menos favorecidos é mostrar a importância da linguagem enquanto mecanismo de comunicação para transmissão de conhecimento. São feitos alguns questionamentos voltados para possíveis problemas e causas relacionadas à condição de inferioridade de conhecimento enciclopédico dos educandos. De igual modo, é de nosso interesse apontar algumas de suas dificuldades em lidar com conteúdos de leitura e gramática de forma contextualizada. Em seguida, para a construção do texto buscamos ancorar as reflexões no que fala Soares (2000) sobre a educação formal ser ou não privilégio de todos. Para tanto, a relação entre linguagem e cultura é o elemento norteador segundo o qual a nossa abordagem busca admitir como ideológica a utilização da linguagem em contextos de ajuda a grupos ditos deficientes. Sentimos a necessidade de tecer algumas considerações a respeito da formação profissional do corpo docente do PROVEST, as condições da escola enquanto espaço social democrático, a educação compensatória destinada aos alunos do PROVEST, isto é, que não conseguiram atingir os padrões de acesso na sociedade, bem como, a importância da leitura e a escrita para a formação dos educandos de um modo geral, são os elementos dos quais nos ocuparemos neste trabalho.
Keywords: Competência - leitura
Deficiência de leitura
Educação formal
Linguagem e cultura
PROVEST - Curso de Preparação Pré - Vestibular Solidário - UFCG
Pré-vestibular Solidário - UFCG - PROVEST
História da Educação
Skill - reading
Reading disability
Formal education
Language and culture
PROVEST - Solidarity Pre-Entrance Preparation Course - UFCG
Solidarity pre-entrance exam - UFCG - PROVEST
History of Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36537
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita

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RELAÇÕES HISTÓRICAS DE DEFICIÊNCIA E COMPETÊNCIA NO PROCESSAMENTO DA LEITURA - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 5 2008.pdfRelações históricas de deficiência e competência no processamento da leitura. - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 5 200895.63 kBAdobe PDFView/Open


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