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Title: A representação da violência doméstica em contos de escritoras contemporâneas latino-americanas: uma proposta de leitura para a educação básica
Other Titles: The representation of domestic violence in short stories by women writers contemporary Latin American studies: a reading proposal for the Basic Education
???metadata.dc.creator???: ALBUQUERQUE, Maria de Fátima.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MILREU, Isis.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CALDAS, Viviane Moraes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FIÚZA, Adriana Aparecida de Figueiredo.
Keywords: Simone Paulino;Mariana Enríquez;Marcela Serrano;Literatura de autoria feminina latino-americana contemporânea;Violência de gênero e ensino de literatura;Contemporary Latin American female-authored literature;Gender-based violence and literature teaching
Issue Date: 22-Sep-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALBUQUERQUE, Maria de Fátima. A representação da violência doméstica em contos de escritoras contemporâneas latino-americanas: uma proposta de leitura para a educação básica. 2023 115 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: A violência de gênero é um problema de violação dos direitos humanos das mulheres e de saúde pública. Apesar dos perceptíveis avanços do Estado e dos esforços de diversos movimentos sociais para contê-la, as estatísticas referentes a esse crime são assustadoras e as medidas de enfrentamento dessa violência têm se mostrado desafiadoras. Nesse contexto, a literatura pode se constituir como uma importante aliada no combate dessa problemática, considerando sua capacidade de sensibilizar os leitores e possibilitar discussões fundamentais sobre temas complexos. No âmbito literário, a representação desse crime não recebeu a devida atenção na literatura canônica, composta majoritariamente por autores homens, mas tem ganhado espaço na literatura de autoria feminina, sobretudo, na contemporaneidade. Dessa forma, almejando perceber como se apresenta a violência de gênero na literatura de autoria feminina contemporânea da América Latina, a presente pesquisa tem como objetivo geral examinar a representação da violência doméstica nos contos “O homem do vale” (2014), de Marcela Serrano, “As coisas que perdemos no fogo” (2017), de Mariana Enríquez, e “Destino: Sé” (2010), de Simone Paulino. Além disso, estabelecemos como objetivos específicos: 1) averiguar as formas de violência de gênero ficcionalizadas nos três relatos escolhidos, 2) analisar comparativamente a representação das personagens femininas face a violência vivenciada nas narrativas, e 3) elaborar uma proposta de leitura dos contos selecionados para o ensino médio. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se classifica como qualitativa, com viés interpretativo e de cunho bibliográfico, sendo dividida em três partes. Na primeira, traçamos uma discussão teórica sobre os principais conceitos utilizados no trabalho. Depois, efetuamos a leitura dos contos selecionados, com enfoque na representação da violência de gênero. Por fim, apresentamos uma sequência didática direcionada ao ensino médio, a partir do método do círculo de Literatura, sistematizado por Cosson (2021), com as narrativas que compõem o corpus do presente estudo. Nossas reflexões estão ancoradas teoricamente nos estudos de Saffioti (2004; 2001; 1999), Candido (2006; 2004), Cosson (2021), Dalcastagnè (2012; 2007), Zolin (2009), além da Lei nº 11.340/2006, entre outros documentos. Constatamos que nas narrativas analisadas a violência de gênero é retratada de diferentes formas e está relacionada com o projeto de dominação-exploração masculina, oriundo do patriarcado. Além disso, nos três contos as protagonistas reagem à violência de maneiras distintas. Espera-se que este estudo evidencie a necessidade de ampliação do combate à violência de gênero; proporcione a visibilidade da produção literária de autoria feminina latino-americana contemporânea e sirva de guia para educadores que almejem trabalhar o tema da violência doméstica no âmbito escolar a partir da literatura.
Abstract: Gender-based violence is a problem that violates women's human rights and public health. Despite the noticeable advances of the State and the efforts of various social movements to contain it, the statistics regarding this crime are frightening and the measures to combat this violence have proven challenging. In this context, literature can be an important ally in combating this problem, considering its ability to raise awareness among readers and enable fundamental discussions on complex topics. In the literary sphere, the representation of this crime has not received due attention in canonical literature, composed mostly of male authors, but it has gained space in literature written by women, especially in contemporary times. Thus, aiming to understand how gender violence is presented in literature written by contemporary women in Latin America, the general objective of this research is to examine the representation of domestic violence in the short stories “O Homem do Vale” (2014), by Marcela Serrano, “As coisas que perdemos no fogo” (2017), by Mariana Enríquez, and “Destino: Sé” (2010), by Simone Paulino. Furthermore, we established the following specific objectives: 1) to investigate the forms of gender violence fictionalized in the three chosen stories, 2) to comparatively analyze the representation of female characters in the face of violence experienced in the narratives, and 3) to develop a proposal for reading the selected stories for high school. From a methodological point of view, the research is classified as qualitative, with an interpretative and bibliographical bias, being divided into three parts. In the first, we outline a theoretical discussion about the main concepts used in the work. Afterwards, we read the selected stories, focusing on the representation of gender violence. Finally, we present a didactic sequence aimed at high school, based on the Literature circle method, systematized by Cosson (2021), with the narratives that make up the corpus of the present study. Our reflections are theoretically anchored in the studies of Saffioti (2004; 2001; 1999), Candido (2006; 2004), Cosson (2021), Dalcastagnè (2012; 2007), Zolin (2009), in addition to Law nº 11,340/2006, among other documents. We found that in the narratives analyzed, gender violence is portrayed in different ways and is related to the project of male domination-exploitation, originating from patriarchy. Furthermore, in the three short stories the protagonists react to violence in different ways. It is hoped that this study will highlight the need to expand the fight against gender-based violence; provide visibility to literary production by contemporary Latin American female authors and serve as a guide for educators who aim to work on the topic of domestic violence in schools using literature.
Keywords: Simone Paulino
Mariana Enríquez
Marcela Serrano
Literatura de autoria feminina latino-americana contemporânea
Violência de gênero e ensino de literatura
Contemporary Latin American female-authored literature
Gender-based violence and literature teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36541
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

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